Vinhos
- 86
- /
- 98
-
Da exportação dos vinhos portugueses
Estou neste momento em Helsínquia. Mesmo tendo em conta as condicionantes de venda de bebidas alcoólicas na Finlândia não compreendo o amadorismo de comercialização do nosso vinho neste país, com um potencial de exportação enorme. Quando é que teremos profissionais a tratar do assunto?
-
Vinha de Reis Branco 2010
Na última edição uma das provas é sobre o Vinha de Reis Branco 2010. É indicado o El Corte Inglés como ponto de venda. No entanto, no supermercado de Gaia apenas existe o de 2009, provavelmente sobras de Lisboa, como grande parte dos brancos existentes (colheitas de 2007, 2008 e 2009 - 2010 só os de maior volume de vendas). Assim, agradeço esclarecimento sobre outros possíveis pontos de venda Obrigado. Cumprimentos João Rodrigues
-
Listas de vinhos e outras histórias
Porque teremos nós de pagar margens indecorosas sobre os vinhos consumidos nos restaurantes se o serviço prestado é, por regra, pouco informado? Porque terá de ser o vinho a pagar os custos de exploração da restauração?
-
Os "heróis desconhecidos" da viticultura nortenha
O Douro e, em menor escala, a região dos vinhos verdes estão cheios de "heróis desconhecidos", pessoas que, como justificava António Barreto, o autor da expressão, "dedicaram o melhor do seu trabalho ao fomento dos vinhedos, (...) experimentando castas e práticas inovadoras".
-
Um novo rumo para o Vinho do Porto
As muito recentes edições luxuosas de Vinho de Porto acrescentaram uma nova dinâmica comercial, um reposicionamento de imagem, uma renovação do prestígio perdido, algo que o sector necessitava desesperadamente
-
Os vinhos da Áustria em 48 horas
A Fugas viajou dois dias pela Áustria vitícola. Não subiu aos vinhedos "toscanos" da Estíria, nem aos monumentais socalcos de Wachau situados sobre o Danúbio, mas deliciou-se com os vinhos doces de Burgenland e os formidáveis Grüner Veltliner e Rieslings de Kamptal, na Baixa Áustria
-
Provavelmente o melhor vinho branco português
Pedro Garcias concede que eleger o branco produzido em Portugal que mais se destaca não é tarefa tão simples como quando se fala de tintos - aí a resposta é óbvia, Barca Velha. Ainda assim, arrisca que o Muros de Melgaço 2010 de Anselmo Mendes está muito bem posicionado para chegar ao primeiro lugar do pódio.
-
Histórias e trocadilhos
O que terá em comum um produtor sul-africano de vinho e queijo com os afamados vinhos franceses da região de Côtes du Rhône?
-
E que tal um pastel de nata com um Madeira ou um Porto?
Uma pastelaria de Lisboa desafiou um grupo de jurados a trocarem o café por um vinho generoso no acompanhamento do pastel de nata. Uma ligação a explorar.
-
O drama do vinho do Porto e do Douro
Há uma espécie de tempestade perfeita a formar-se sobre a região do Douro. A decisão de baixar a produção de vinho do Porto de 110 mil pipas para 85 mil pipas nesta vindima vai implicar uma perda de receita de cerca de 25 milhões de euros para os já exauridos viticultores durienses (mais ou menos mil euros por cada pipa a menos), faz recuar o sector a níveis de há duas décadas e lança nuvens cinzentas sobre o seu futuro imediato.
- 86
- /
- 98