GUIA PRÁTICO
Onde comer
Cantinho da Granja
Casais da Granja
Tel.: 263 976 156
Situado em Casais da Granja, na estrada que liga Arruda dos Vinhos ao Carregado, é uma boa opção para quem quiser comer bem e relativamente em conta, por cerca de 10 euros por pessoa. O bacalhau assado no forno mais afamado da vila é do restaurante Fuso, mas este não lhe fica nada a dever nada.
Casa Figueiras
Av. Tomaz Ribeiro, 53 r/c
Furadouro, Ovar
Tel.: 256 591 474
Peixe, claro está. E do bom. Carapaus, dourada e lulas, estes podemos garantir que são frescos e assados com mestria pelo senhor David, dono e assador de peixe desde 1978. Com o peixe pode vir também uma anedota, basta puxar por ele, se bem que nem todas sejam tão boas como a comida.
Restaurante Côta
Lugar Azenha do Rio
Penacova
Tel.: 239 474 841
Bastaram dois dias para ficar a conhecer um peixe que nenhum de nós conhecia: ruibaco. Ou será ruivaco? Um peixe do Mondego, pequeno, que pode ser comido com espinhas, qual petinga, e aguenta-se bem seja como entrada ou como prato principal. A chanfana, a lampreia ou a enguia são outros das especialidades da casa.
Onde ficar
Casas de amigos, parques de campismo, hotéis de charme, campismo selvagem, todos as opções serão bem-vindas e possíveis durante estes oitenta dias. Tal como as Pousadas da Juventude, que têm unidades de alojamento espalhadas um pouco por todo o país. Uma opção limpa e económica para jovens (e menos jovens) que não se importem de dividir quarto e dormir em camaratas. Foi o que fizemos na Lousã. Também há quartos duplos com WC privativo. O edifício fica situado na Rua da Feira, ponto de partida perfeito para explorar a serra. Preço a partir de 13 euros por noite. Inclui pequeno-almoço e uso da cozinha.
Pousada da Juventude
Rua da Feira
3200-122 Lousã
Tel.: 239 994 354
www.pousadasjuventude.pt
Na Internet: www.grandeturismo.com