Fugas - Viagens

Maria João Ruela: O Nepal foi "uma aventura minuto a minuto"

Por Luís J. Santos

A jornalista Maria João Ruela acaba de lançar o seu primeiro livro de viagens. Aqui, fala-nos de como viveu e criou este "Viagens Contadas", onde se inclui a Patagónia ou Marrocos e a viagem que mais recordações lhe deixou, o Nepal. Ou de como um ataque que sofreu durante a cobertura da Guerra no Iraque lhe deixou sequelas que a impedem de aproveitar as viagens como antigamente.

Leia um excerto de "Viagens Contadas": O deserto não é para mulheres (Marrocos)

Maria Joao Ruela conta viagens em livro

Passatempo - Ganhe "Viagens Contadas"


Fugas: Foi difícil seleccionar que viagens contar neste livro? Por que escolheu estes destinos e quais deixou de fora?
MJR:
Não foi difícil. Usei o critério da aventura. As viagens que fiz com destino a lugares mais diferentes ou que elas próprias foram de aventura, como é o caso das escaladas nos Alpes e Pirenéus. De fora ficaram as viagens mais "óbvias", a cidades ou a destinos mais frequentes. E todas aquelas que fiz em trabalho, essas já deram origem a outras "histórias" nas reportagens que efectuei.

De todas as suas viagens de férias, qual foi a que lhe deixou melhores memórias ou a que relembra mais recorrentemente?
MJR:
Gostei de todas elas mas efectivamente a que recordo com mais frequência é a que fiz ao Nepal, primeiro pelo facto de ter convivido com pessoas efectivamente diferentes daquelas que habitualmente encontro e por outro lado pela viagem em si, pela quantidade de peripécias que vivi. Foi uma aventura minuto a minuto!

A dado passo, embora o livro não inclua viagens feitas em trabalho, recorda o momento em que temeu pela sua vida no Iraque. Essa experiência mudou, também, de algum modo, a sua forma de viajar?
MJR:
Sim, no sentido em que me deixou marcas físicas que me impedem por exemplo de voltar a escalar montanhas da forma que o fazia, mais técnicas. Por esse facto deixei de viajar tantas vezes a pé, sozinha, apenas com uma mochila. Mas apenas isso, o espírito é o mesmo!

A escrita de viagens é para continuar? Sobre que outros destinos pensa escrever?
MJR:
Gostava de poder continuar a escrever sobre viagens, mas para dar origem a outro livro, primeiro terei que as fazer! O arquivo que tenho agora só daria para fazer uma espécie de guia de cidades!

--%>