Fugas - restaurantes e bares

  • Comida de Santo, em Lisboa
    Comida de Santo, em Lisboa Sandra Ribeiro
  • O Santa Cachaça, no Porto
    O Santa Cachaça, no Porto Nelson Garrido
  • Caipicimpnay Molhe, no Porto
    Caipicimpnay Molhe, no Porto Nelson Garrido
  • Bulls, no Porto
    Bulls, no Porto Nelson Garrido

O Brasil também se vive, come e dança em Portugal

Por Fugas

Enquanto do outro lado do Atlântico há um país em festa, por Lisboa e pelo Porto há espaços que prometem replicar as celebrações ao jeitinho brasileiro. Eis alguns dos sítios onde se pode saborear e viver um pouco de Brasil durante a Copa.

Beber

Tejo Bar
No coração de Alfama, há mais fados que o lusitano. No Tejo Bar, por exemplo, o fado de qualquer um que atravesse a sua porta é uma noite descontraída, ao longo da qual é visível o ambiente de bairro potenciado pela presença frequente dos moradores das ruas circundantes. Mesmo tendo em conta o cada vez maior número de turistas a procurar aqui o divertimento. Entra-se acompanhado por um amigo e chega-se a meio da noite rodeado por vários — as conversas são fáceis e as tertúlias constantes. Já a música surge quase sempre de um qualquer improviso e acaba invariavelmente a escapulir-se do interior do recinto e a invadir o beco. Muito por culpa dos músicos que costumam frequentar o espaço. E, mesmo sem cartaz afixado, o mais comum é que a música espontânea depressa se transforme num concerto profissional. No menu não há petiscos brasileiros, mas nunca falta talento para elaborar uma esmerada caipirinha ao som de bossa nova. O bar abre das 22h às 2h, encerrando para descanso aos domingos. Há que ter em atenção que o estacionamento na zona é difícil. C.B.R.
Beco do Vigário, 1 A, Alfama, Lisboa
Facebook: www.facebook.com/pages/Tejo-Bar


Botequim Brasil
De segunda a quinta, abre das 7h às 19h, e é procurado essencialmente pelos lanches típicos, com destaque para a mandioca frita, a calabresa e os tradicionais pastéis de vento. A qualidade das receitas faz mesmo com que seja difícil resistir a provar apenas um dos salgadinhos propostos. Ainda durante o dia, dão cartas os sucos naturais de grande variedade: caju, cajá, graviola, cupuaçú, açaí, caldo de cana de açúcar... Já à sexta (das 7h às 3h) e ao sábado (das 19h às 3h), a música entra no cardápio a partir das dez da noite e compõe o ambiente que se pauta pela diversão descontraída que depressa contagia a audiência. É raro ver quem resista ao chamamento dos ritmos e se mantenha sossegado no seu canto. Sobretudo em noites em que o forró é rei. A contribuir para o ambiente informal está o serviço familiar, além dos preços simpáticos. Encerra aos domingos e o estacionamento é difícil. C.B.R.
Rua da Emenda, 100, Bairro Alto, Lisboa
Tel.: 216002765
Facebook: www.facebook.com/BotequimBrasil


Havana Brasil
Apresenta-se como “a melhor balada brasileira em Portugal”. Que é como quem diz que é o sítio a ir para sentir como as discotecas funcionam no Brasil. Para lá da generalização, há sempre ritmos muito dançáveis. Não só vindos de terras de Vera Cruz como de toda a América Latina. O forró cruza-se com a salsa, o merengue balança-se com o samba, o cha-cha-cha encontra-se com a música sertaneja. Isto sem negligenciar os sons que mais marcam as pistas um pouco por todo o mundo. A miscelânea resulta numa energia imparável e a proposta é para “dançar até o sol raiar”. Entre os clientes há brasileiros a residirem em Portugal e portugueses, mas também muitos turistas de variadíssimas paragens de passagem por Lisboa, o que torna o ambiente bastante ecléctico. É raro o fim-de-semana em que não haja festa programada, com música ao vivo e DJ. O espaço abre de sexta a domingo, das 21h às 6h, havendo consumo obrigatório. O estacionamento é fácil. C.B.R.
Doca de Stº Amaro, Arm. 5, Lisboa
Tel.: 968041550
Facebook: www.facebook.com/havanabrasil.brasil

After Music Bar
A ideia começou por ser criar um espaço “de música ao vivo com um conceito completamente diferente de todos os existentes em Lisboa”. O resultado é um bar onde se privilegia o “atendimento personalizado” e onde se pode encontrar o remate ideal para um dia de trabalho, com uma happy hour, entre as 18h e as 19h, em que não faltam propostas, a preços de saldo, de petiscos e cocktails. A partir das 21h, arrancam as sessões de música ao vivo que primam pela qualidade. Aliás, não é à toa que o bar é bastante frequentado por músicos conceituados. No entanto, o futebol também é mote para diversão e é comum grandes grupos juntarem-se à mesa para assistir aos jogos — algo que se repete durante o Mundial, com especial destaque para as partidas que envolvam quer Portugal quer o Brasil. Registe-se ainda que o espaço aceita reservas (aconselhável para os dias de jogos), tem esplanada e o estacionamento à volta é satisfatório. C.B.R.
Av. das Nações Unidas, 21B, Telheiras, Lisboa
Tel.: 217161690
Web: www.after.pt


Caipicompany Molhe
Foi Bar do Molhe, Café na Praia e este processo evolutivo levou-o a Caipicompany Molhe. São mais de 60 anos na mesma família e um salto nos últimos anos que os tirou da praia e levou à Baixa portuense. Tudo por causa das caipirinhas que no Bar do Molhe se tornaram um ícone – à boleia delas se formou a Capicompany que primeiro foi empresa e passou a dar nome aos bares (os que existem e os que virão). Foram (são) uma febre tão grande que se chegaram a servir 1700 caipirinhas por noite, neste canto da beira-mar do Porto onde se concatenaram combinações inusitadas sempre com o cocktail brasileiro por excelência como base. Por isso, o Mundial brasileiro aqui está em casa, seja com a caipirinha original, seja com os seus derivados (caipichocolate, manga hot e uma lista de frutas apetecível) e seus satélites (as bebidas com vodka, por exemplo, também em uniões imprevistas). Os jogos de futebol serão transmitidos no Caipicompany Molhe e serão acompanhados de várias promoções nas bebidas e de ofertas de lembranças na compra de alguns dos produtos. Tudo isto diante de tanto mar, tanto mar, o caminho que nos torna a levar ao Brasil. A.M.P.
Praia do Molhe, 34, Porto
Tel.: 22 617 3560
E-mail: geral@caipicompany.com
www.caipicompany.com


Santa Cachaça
Não há que enganar: o Santa Cachaça expõe-se no nome, dizendo ao que vem. Em nome do pai, do filho e da cachaça santa, a bebida brasileira por excelência que até merece um dia nacional no Brasil — 13 de Setembro. É comemorado com todas as honrarias aqui neste cantinho brasileiro do Porto que, como não podia deixar de ser, vai vestir-se de festa para receber o Mundial de futebol, a Copa do Mundo. Gastão Carvalheira é o anfitrião, carioca feito portuense há 15 anos. O Santa Cachaça tem sete anos e é um pequeno reduto de coisas brasileiras — da decoração à mesa — apropriado para todos os que não podem cruzar o Atlântico mas não querem deixar de sentir Brasil (e isto passa por muitos turistas, que compõem 80% da clientela da casa, máquina fotográfica em punho e gargantas secas). Todos os jogos do Mundial terão transmissão e serão acompanhados de jogos e passatempos — o prémio será, inevitavelmente, uma caipirinha. Afinal, esta, “a tradicional”, sublinha Gastão Carvalheira, é a bebida mais procurada aqui, juntamente com o shot da casa, “lambidela” de seu nome, mel, cravinho, aguardente e alguns segredos de sua composição. Para petiscar, é possível que haja pão de queijo, caju e amendoins torrados — “coisas boas para acompanhar com a caipirinha”.
Rua de Santa Catarina, 1191, Porto
Tel.: 913 604 165
E-mail: luisprado@portugalmail.pt
www.facebook.com/SantaCachaca


New Yorker
Quando a bola começar a rolar nos relvados brasileiros, o insuspeito New Yorker, no Sheraton Porto, entrará em modo futebol. O bar no lobby do hotel transmitirá os jogos do campeonato do mundo e fá-los-á acompanhar de um menu especial que promete saciar todos os adeptos das lides futebolísticas com queda para a boa mesa — portuguesa, bem claro. Os petiscos alinhados para acompanhar as partidas estão incluídos no “menu Mundial”, que está disponível apenas em dias de jogo e inclui os tradicionais bolinhos de bacalhau e rissóis (de carne e camarão), os croquetes de vitela e as chamuças, o preguinho em pão chapata com batata frita e uma selecção “regional” onde marcam presença as pataniscas (em trio — polvo, camarão e bacalhau), tostinhas de pão rústico, o presunto serrano, o queijo Limiano amanteigado e o salpicão. Para acompanhar, a bebida eleita é a cerveja — e para relaxar da tensão dentro de campo, o jardim do hotel está ali ao lado.
Sheraton Porto Hotel & Spa
Rua Tenente Valadim, 146, Porto
Tel.: 220 404 000
E-mail: portonovo@sheratonporto.com
www.sheratonporto.com

 

--%>