Fugas - restaurantes e bares

  • Cupcakes do Moustache
    Cupcakes do Moustache Maria João Gala
  • Os ecláirs de L’Éclair
    Os ecláirs de L’Éclair João Silva
  • Chão das Almas
    Chão das Almas João Silva
  • Doces conventuais no Chão das Almas
    Doces conventuais no Chão das Almas João Silva
  • Macarrons em forma de coração na Sucreer
    Macarrons em forma de coração na Sucreer João Silva
  • A macaronade de Eric
Kayser
    A macaronade de Eric Kayser DR
  • Bolo da Choco & Mousse
    Bolo da Choco & Mousse João Silva
  • Chão das Almas
    Chão das Almas João Silva
  • uma das especialidades
da Choco &
Mousse.
    uma das especialidades da Choco & Mousse. João Silva
  • Rebuçados de ovo no Chão das Almas
    Rebuçados de ovo no Chão das Almas João Silva
  • Choco & Mousse
    Choco & Mousse João Silva
  • Cupcake do Moustache
    Cupcake do Moustache Maria João Gala
  • O Ma Passion do Sucréer
    O Ma Passion do Sucréer João Silva
  • O Bolo de Chocolate Mais Feio de Lisboa, no restaurante Bem-me-Quer
    O Bolo de Chocolate Mais Feio de Lisboa, no restaurante Bem-me-Quer João Silva
  • Outra das propostas da Choco & Mousse para o São Valentim
    Outra das propostas da Choco & Mousse para o São Valentim João Silva
  • Capcakes do Moustache
    Capcakes do Moustache Maria João Gala
  • A sobremesa
especial São Valentim
do Restaurante Varanda
    A sobremesa especial São Valentim do Restaurante Varanda DR
  • Trufas Frescas de Chocolate Annobon
    Trufas Frescas de Chocolate Annobon DR

Corações de manteiga… e de açúcar, e de chocolate...

Por Alexandra Prado Coelho

Bolos, chocolates, doces – o Dia dos Namorados é mesmo para isso, portanto o melhor é avançar sem culpas. Dez sugestões de prendas com açúcar (ou até sem ele) e de alguns espaços novos (e outros clássicos) que vale a pena conhecer.
O intenso
Quem estiver mesmo confiante pode sempre escolher o Épouse-Moi (3,40 euros). Mas a nossa sugestão é que, entre os muitos e imaginativos bolos criados por Bruna Alves no Sucréer, opte no Dia dos Namorados pelo Ma Passion (3,90 euros), uma mousse de chocolate de leite com maracujá, caramelo salgado e praliné de avelã, sobre uma genoise de cacau. A casa é muito recente – abriu a 1 de Dezembro no bonito espaço de uma antiga mercearia com arcadas de pedra na Calçada da Estrela, em Lisboa. A jovem chefe de pastelaria inspira-se na doçaria francesa, mas não se fica por aí e faz uma grande variedade de bolos, além de diversos tipos de pão, e menus de refeições ligeiras. No Dia dos Namorados haverá ainda bolachas e macarons em forma de coração, e também um jantar especial (para o qual é aconselhável reservar).
Sucréer. Calçada da Estrela, 68, Lisboa. Tel.: 917 453 602. De terça a domingo das 9h às 19h. Fecha à segunda.
 
O francês
Abriu em Abril e desde então tornou-se um dos maiores sucessos de Lisboa. O L’Éclair é uma pastelaria francesa especializada em éclairs, projecto de dois amigos, o francês Mathieu Croiger e o mestre pasteleiro português João Henriques. “O éclair está na moda”, diz Mathieu. Este tem uma massa especial, receita da casa. “Reinterpretámos a massa choux para ter um sabor diferente”, explica. E têm recheios dos mais clássicos, como o caramelo salgado, aos mais criativos, como os de violeta, alfazema ou rosa. Há éclairs mini, normais (3, 60 euros, sendo os salgados, que chegam para uma refeição, 6 euros) e gigantes — cada um uma verdadeira obra de arte. Para o Dia dos Namorados estão previstas novidades, uma montra diferente (recentemente a loja teve uma com o Ratatouille em acção na cozinha) e bolos especiais. Mas mesmo que não houvesse nada disso, um só éclair destes já seria razão suficiente para passar por aqui.
L’Éclair.  Av. Duque de Ávila, 44, Lisboa. Tel.: 211 363 877. De segunda a sexta das 7h30 às 20h, sábado e domingo das 9h30 às 19h.
 
O conventual
Os doces conventuais são óptimos mas obscenamente calóricos? Uma sopa dourada ou um toucinho-do-céu têm mais açúcar do que o que tínhamos planeado comer num mês? Maria Almeida quis contornar esse problema e no Chão das Almas, que abriu em Março passado na Avenida de Roma, junto à piscina, encontramos os mais tradicionais doces conventuais portugueses mas em pequenas doses. Há D. Rodrigo, tecolameco, bolo Conde de Alcáçovas, encharcada, sopa dourada, pudim das almas, tudo em pequenos copinhos ou versões que se comem em duas ou três colheradas (e com preços que vão dos 40 cêntimos aos 1,20 euros). “Quis fazer uma ourivesaria do doce”, afirma Maria Almeida, que, depois de 26 anos a trabalhar na rádio, resolveu fazer um curso na Escola de Hotelaria e encantou-se com a doçaria. Para os namorados que passarem pelo Chão das Almas propõe, para além das especialidades conventuais, corações de chocolate, torrão de amêndoa, ou rebuçados de ovo.
Chão das Almas. Av. de Roma, 28, Lisboa. Tel.: 966 043 249. De segunda a sábado das 9h às 19h30. Fecha ao domingo.
 
O exótico
É uma oportunidade para descobrir o mundo da confeitaria húngara e bolos como o famoso eszterházy. A Choco & Mousse, que abriu a 19 de Dezembro, é uma loja escondida nas traseiras da Avenida das Forças Armadas, mas vale a pena procurá-la. Lá dentro cheira a chocolate e na cozinha vão encontrar a húngara Erika Szabó a fazer bolos que cruzam a pastelaria clássica francesa com a tradição húngara. No país natal de Erika os bolos são geralmente às camadas de diferentes cores e têm ingredientes como sementes de papoila. Mas a Choco & Mousse é também uma boa opção para quem tiver problemas com o glúten, a lactose ou o açúcar, que aqui é substituído pela stevia. O grande investimento de Erika nos últimos meses foi em conseguir a certificação da Associação dos Celíacos. Com açúcar ou sem, com glúten ou sem, há bolos para todos os gostos — e, no Dia dos Namorados, vai haver Red Velvet e cupcakes especiais.

Choco & Mousse. Rua Mário Cesariny, 8, Lisboa. Tel: 214 575 281.  De terça a domingo das 9h30 às 19h30. Fecha à segunda.

--%>