Fugas - Viagens

Disneyland: Elsa, Anna e Olaf desafiam-nos para um Verão gelado

Por Carla B. Ribeiro

Perto de Paris, a Disneyland promete o Verão mais refrescante de sempre. A culpa é da Rainha do Gelo que acabou de se mudar de malas e estalactites para o parque. É um Verão Frozen!

Risos histéricos, olhinhos a catrapiscar, uma vontade incontrolável de unir a própria voz ao coro. Não, não se trata da reacção espontânea de todas as crianças assim que Elsa pisa o palco naquele que é o espectáculo que promete fazer furor este Verão na Disneyland Paris. Ou melhor, não é apenas a reacção espontânea de todas as crianças.

No Chaparral Theatre, entre uma plateia apinhada, o encantamento é transversal a todas idades e géneros. Avôs e avós, pais e mães, filhos e filhas, netos e netas. A razão, explicam-nos, talvez resida no facto de toda a gente encontrar no filme Frozen: O Reino do Gelo alguma personagem com quem se identificar. Seja o sonhador Olaf, o boneco de neve que anseia conhecer o calor; a doce e ingénua, mas temerária, Anna, capaz de atravessar tempestades para resgatar a irmã; ou o solitário e duro, mas bondoso, Kristoff.

Mas se há uma personagem à qual ninguém escapa incólume é a Rainha do Gelo. Não estivéssemos nós numa terra mágica, a princesa Elsa traz consigo flocos de neve que flutuam e caem sobre as nossas cabeças, cumprindo a promessa da Disney de oferecer este ano aos seus visitantes um Verão alegremente refrescante.

Elsa, que inicialmente era para ser a vilã do filme — seria o tema premiado com o Óscar Let it go que acabaria por ditar a reviravolta na trama, transformando a vilã numa vítima dos seus poderes —, acabou por usurpar todo o protagonismo a Anna. No filme e agora no espectáculo no qual a irmã mais nova reúne os amigos para fazer uma surpresa à sua querida Elsa. Mas é quando esta chega que se tem a sensação que o show verdadeiramente começou.

Ao mesmo tempo que os primeiros acordes de Let it go se ouvem, até os mais resistentes parecem alinhar com este Frozen Sing-along, que mistura cenas do filme, personagens reais e um espectáculo de karaoke, com as letras a passarem pelos ecrãs em inglês, francês e castelhano. Nada que fosse indispensável. Todos parecem saber de cor e salteado as músicas do filme recém-adoptado pelo parque de diversão parisiense e cujo sucesso é até objecto de estudo académico. E, quando o refrão sobe de tom, a sala parece explodir: “Here I stand / And here I’ll stay”.

 

Princesas, mas não muito

A história de Frozen começa quando Elsa e Anna ainda são muito jovens. Sendo ambas princesas do reino de Arendelle, aproveitam todas as oportunidades para brincarem juntas. Mas Elsa tem poderes sobre o gelo que não consegue controlar e, sem querer, coloca a vida da irmã mais nova em perigo. Começa aí o afastamento das duas princesas e o crescimento de ambas é marcado pela mágoa de não se terem uma à outra, sem que Anna desconfie sequer da razão pela qual Elsa se mantém fechada no seu quarto.

E aqui reside uma das novidades deste filme Disney: apesar de ao longo da história se desenvolverem sentimentos românticos, a verdadeira história de amor está na relação das duas irmãs. As inovações não se ficam por aí e estendem-se à forma como a Disney concebeu estas duas princesas: são lindas como todas as outras, mas mostram uma capacidade de adaptação imensurável a todo o tipo de situações e destreza para não precisarem de nenhum príncipe que as “salve”. A fórmula não só não afastou o público feminino fã das princesas, como acabou por conquistar uma larga fatia de rapazes que, pelos parques, não resistiram a “vestir” o papel de Olaf.

--%>