Fugas - Viagens

  • António Sachetti
  • António Sachetti
  • António Sachetti
  • António Sachetti

Miradouros: São Pedro de Moel, o 'pescadouro'

Por Margarida Paes

Ao longo de 20 semanas, a Fugas destaca outros tantos miradouros, o nosso património das vistas. Hoje paramos em São Pedro de Moel.

Atravessam-se grandes extensões de pinhal sem nenhuma casa, sem nenhum expositor de automóveis, sem indústria. Só os troncos esguios de pinheiros conjugados no espaço como códigos de barras nos acompanham até São Pedro de Moel e vai-se sentindo a proximidade do mar, até chegar. Ouvi-lo, cheirar no ar a sua espuma e vê-lo em movimento contínuo a rebentar na praia, é só por si um momento de exaltação - e o mar é então uma certeza de vida boa quando o sol faz brilhar as ondas, a espuma e a superfície longínqua até ao horizonte em vários tons de azul.

Na costa portuguesa há muitos pontos em que se escolheu ver o mar e todos têm, para além desta extensão de cor, algo que os distingue. Em São Pedro de Moel vê-se do miradouro, para Norte, as rochas como enormes livros negros encadernados, em pé e encostados à arriba que cai a pique no mar; para Sul são as rochas em pedaços triangulares, como focas à espera da maré alta para mergulharem e desaparecerem. O farol marca o ponto do meio em que a paisagem de praias e rochas se divide para cada lado e se prolonga sobre o mar numa saliência que os homens transformaram em miradouro. 

Devíamos chamá-lo “pescadouro” e não miradouro pois os pescadores ocupam a saliência sobre o mar, trazem os bancos que amarram à guarda de madeira para o vento não os levar e lá pousam os aprestos, o isco e os baldes que se hão-de encher de peixes.

São Pedro de Moel é uma praia com casas e ruas que alguém desenvolveu com bom gosto. É um lugar de arquitetura e urbanismo civilizado com uma praça plantada de tamarix (o arbusto que melhor resiste ao ar do mar) antigos em frente ao mar, as casas com varandas de madeira seguem os mesmos materiais e estilo, criando uma unidade e harmonia que há muito desapareceu das estâncias balneares do nosso país.

É o pinhal de Leiria que nos leva a São Pedro de Moel; é a lei mais durável de D. Diniz, grande planeador do século XIV, que definiu a área onde há seis séculos se respeita a floresta sem excepções para casas, para indústria ou para agricultura. O pinhal conservou as dunas e travou a sua entrada pelo litoral. O Rei D. Diniz e a Rainha Santa têm uma merecida estátua em São Pedro de Moel e, talvez em agradecimento, retribuíram-lhe garantindo à vila um carácter de estância que qualquer soberano escolheria pelo nível, pela genuína qualidade do encontro entre o Homem (e o seu habitat humano) e a Natureza.

São Pedro de Moel
39º 45’ 50,75’’N, 09º 01’ 53,97’’W
Marinha Grande
Visitável

Miradouros de Portugal
São 20 os miradouros destacados nesta série que vão levar o leitor a visitar, em Portugal continental, um “lugar elevado de onde se avista um horizonte largo”. São o nosso património das vistas: 
1. Penedo Durão
2. Nossa Sr.ª da Saúde
3. Forte de Almeida
4. Fragão do Corvo
5. Covão da Ametade 
6. Castelo de Montemor-o-Velho
7. Miradouro da Bandeira
8. São Pedro de Moel
9. Sítio da Nazaré
10. Pedreira do Galinha
11. Outeiro de São Pedro
12. Forte de Paimogo
13. Ponta dos Corvos 
14. Cabo Espichel
15. Castelo de Marvão
16. Forte de Nossa Senhora da Graça
17. Cromeleques dos Almendres
18. Cabo Sardão
19. Cabo de São Vicente
20. Cacela Velha

Pela Equipa ACB Paisagem  

--%>