Fugas - hotéis

  • Actual Vincci Arena
    Actual Vincci Arena
  • Actual Vincci Arena
    Actual Vincci Arena
  • Actual Vincci Arena
    Actual Vincci Arena
  • Actual Vincci Arena
    Actual Vincci Arena

Pestana avança para Espanha e abre hotel em Barcelona

Por Luís J. Santos

O maior grupo hoteleiro português adquiriu um hotel à cadeia Vincci e inaugura o Pestana Arena Barcelona em Novembro.

Novo tudo-incluído em Porto Santo, estreia nos EUA com entrada em Miami e nas Caraíbas com uma lança em Cuba, aberturas em Bogotá (Colômbia) ou Casablanca (Marrocos), hotel anunciando para Luanda, uma mão-cheia de destinos em desenvolvimento, mais projectos para Portugal...

Nos últimos tempos, o grupo Pestana não pára de anunciar novidades pelo mundo. Agora, por fim, chegou a vez de partir à conquista do país vizinho. A empresa confirmou a aquisição - "oficializada" esta terça-feira, 1 de Outubro, informam em comunicado - do actual hotel Arena pertencente à cadeia Vincci Hoteles. O investimento, indicam, "ronda os 15 milhões de euros" e tem o "apoio" do banco espanhol Sabadell.

O processo de abertura sob chancela do maior grupo hoteleiro português será rápido: dentro de um mês, adiantam, já estará a receber hóspedes como Pestana Arena Barcelona. Com quatro estrelas e localizado na Consell de Cent (51-53), está a poucos metros de uma das portas de entrada na capital catalã, a Praça de Espanha, é vizinho do centro comercial Arena (uma praça de touros remodelada), fica junto ao parque Miró e muito próximo da FIL barcelonesa (a Fira), da estação de Sants ou de todas as atracções de Montjuïc - montanha "mágica" para a qual oferece boas vistas.

O Pestana barcelonês, num edifício moderno de seis andares, dispõe de 84 quartos (11 são junior suites), além de "diversas salas de reuniões, ginásio, restaurantes e bares e ainda um original terraço exterior". O público-alvo identificado pelo grupo inclui os viajantes chegados dos "maiores mercados emissores para esta cidade (França, EUA, Itália, Reino Unido e Alemanha)" mas o objectivo passa também por "captar uma grande fatia dos mercados portugueses e brasileiro".

Em comunicado, considera-se Espanha "um mercado estratégico e posicionador para o grupo" - que celebrou quatro décadas em 2012. A aquisição, comenta José Roquette, administrador responsável pela área de desenvolvimento da cadeia hoteleira, "abre novas perspectivas neste país, objectivo de longa data”. Madrid deverá ser o próximo passo espanhol.

A estreia em Espanha eleva para 15 o número de países com unidades Pestana. Além deste país e de Portugal, a chancela marca presença no Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Cuba, Argentina, Brasil, Colômbia, Venezuela, África do Sul, Moçambique, Cabo Verde, Marrocos e São Tomé e Príncipe. No total, só em matéria de hotelaria e relacionados (detém investimentos noutros sectores), o grupo - que também comanda as Pousadas de Portugal - gere "mais de nove mil quartos" em "mais de 90 unidades", além de "seis campos de golfe, dois casinos, três empreendimentos de imobiliário turístico, 12 empreendimentos de timeshare, uma companhia de aviação charter e um operador turístico". 

Entre os grandes projectos para breve, por Portugal, contam-se a Pousada da Serra da Estrela (antigo sanatório da Covilhã), a Pousada de Lisboa (Terreiro do Paço), um hotel na baixa pombalina ou a 2.ª fase do Pestana Tróia Eco-Resort & Residences. 

--%>