Fugas - Motores

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O Astra tem um novo coração e é mais económico

Por João Palma

O Opel Astra, renovado em 2012, recebe agora o motor diesel 1.6 CDTI, estreado no monovolume Zafira Tourer, que já cumpre a norma de emissões Euro 6 e substitui com vantagem em termos de economia e performances o anterior 1.7 CDTI.

A quarta geração do Astra, o pequeno familiar da Opel, datada de 2009, foi objecto de uma renovação no início de 2013, mas só agora teve a sua talvez mais importante actualização: a inclusão do motor 1.6 CDTI turbodiesel da nova geração de propulsores da Opel, que toma o lugar do 1.7 CDTI, tendo melhores consumos, emissões e desempenhos, além de já cumprir a norma de emissões Euro 6. A Fugas teve oportunidade de conduzir a carrinha Astra Sports Tourer, com o nível de equipamento superior, Cosmo.

Conforto. Esta é a primeira sensação que temos quando nos deslocamos na carrinha Astra. E não só conforto de condução, mas também o de todos os outros ocupantes. Isso é ainda mais marcante nos bancos dianteiros ergonómicos, certificados pela AGR (Aktion Gesunder Rücken e. V), uma associação alemã especializada em ergonomia. A suspensão electrónica FlexRide, uma opção que trazia a carrinha que conduzimos, também contribui com uma larga fatia para esse conforto, além de aumentar o dinamismo e a estabilidade.

Esse conforto é mais marcante no modo Tour, um dos três disponibilizados pelo sistema FlexRide (os outros sendo o Standard e o Sport), mas mesmo no Sport, apesar de uma condução mais viva, é notória a suavidade com que o veículo desliza sobre o asfalto. Outra importante contribuição não só para o conforto, mas também para a segurança, é o sistema opcional de iluminação adaptativa AFL+, cuja aquisição se recomenda, isolado (1000€) ou, mais vantajosamente, incluído no pack Cosmo Plus.

A carrinha que conduzimos tinha o nível de equipamento superior, Cosmo, a que se somavam alguns opcionais que a encareciam em 2950€. E se um deles – as jantes de 18'' (600€) – é, na nossa opinião, perfeitamente dispensável, os outros são muito úteis: a já referida suspensão FlexRide e o pack Cosmo Plus, que, por 1500€, oferece sistema de navegação, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisores rebatíveis electronicamente e o sistema de iluminação AFL+.

Mas é o propulsor 1.6 CDTI agora introduzido no Astra que merece destaque. Estreado no monovolume Zafira Tourer, no Astra vai ter duas variantes: de 110cv e de 136cv. A mais potente já está disponível. A de 110cv, que visa em particular as frotas, só virá em Junho. Até lá, numa campanha de lançamento, o Astra 1.6 com 136cv terá o mesmo preço que a variante de 110cv. Depois, haverá um aumento de 1000€ nos Astra com maior potência. Assim, de momento, é possível ter um Astra 1.6 de 136cv a partir de 24.600€ (nível de entrada, Selection, carroçaria de 5 portas) ou 25.400€ (carrinha, Selection).

Este motor turbodiesel de 136cv e a carrinha Astra são um feliz casamento. É verdade que só a partir das 1500rpm se sente a entrada em funcionamento do turbo, mas nota-se uma melhoria em todos os aspectos face ao "velho" 1.7 CDTI e essa vantagem verifica-se em todos os níveis de performance e nos consumos. É verdade que os 5,8 l/100km de média que obtivemos estão longe dos 3,9 l/100km anunciados, mas sendo o veículo que nos disponibilizaram novinho em folha, decerto que os consumos se reduzirão após a carrinha ter feito umas dezenas de milhares de quilómetros. A caixa manual de seis velocidades (também nova) está bem escalonada e funciona com suavidade. Há também uma nítida melhoria no sistema Start/Stop, que agora tem um comportamento irrepreensível.

E se a grande revolução se encontra sob o capot, outra novidade é o sistema de info-entretenimento IntelliLink com ecrã de 7''. Mais dispositivos disponíveis em opção, que não equipavam o veículo que conduzimos, são o sistema Opel Eye (500€, aviso de saída de faixa de rodagem, indicador de distância ao carro da frente e reconhecimento de sinais de trânsito) ou o pack Tecnologia Park & Go (700€, sistema de auxílio ao estacionamento, câmara de visão traseira e alerta de ângulo cego).

Barómetro
+ Conforto, prestações, equipamento de série, visual
- Manuseamento da instrumentação, poucos compartimentos para objectos no habitáculo

PORMENORES

Um coração novo
A maior novidade neste Astra, renovado no início de 2013, é a inclusão do motor turbodiesel 1.6 CDTI, que já cumpre a norma de emissões Euro 6, estreado no Zafira Tourer. Este motor pode ter duas variantes, uma com 110cv e outra (a que experimentámos) com 136cv, idêntica à que equipava o Zafira Tourer que conduzimos. E tal como tínhamos previsto, num veículo com menos 400kg, como é o caso da carrinha Astra face ao monovolume Zafira, os consumos e emissões reduziram-se e as outras performances melhoraram. Longe dos 3,9 l/100km anunciados, ainda assim, a média de 5,8 l/100km que obtivemos é muito aceitável, mais a mais considerando que a carrinha Astra que conduzimos era nova (praticamente 0 quilómetros). Só após algumas dezenas de milhares de quilómetros é que os consumos irão baixar e este motor vai revelar todas as suas potencialidades.

Design e funcionalidade
Nota-se na recente renovação do Astra um esforço para tornar o veículo mais funcional, com destaque para o novo sistema de info-entretenimento IntelliLink. No entanto, persiste a profusão de botões na consola central que faz lembrar o cockpit de um avião, dificultando o seu manuseamento com o carro em andamento. Depois, sendo um veículo de características familiares, os espaços no habitáculo ainda pecam por alguma escassez. Também o posicionamento do porta-copos, logo atrás da alavanca de velocidades, impede a colocação aí de uma garrafinha de água: ao meter as mudanças, a mão vai sempre colidir com a garrafa, dificultando a manobra.

Como se fosse de dia
O sistema de iluminação AFL+ é uma opção, mas o seu custo adicional é bem compensado pelo acréscimo em segurança e conforto. Trata-se do já conhecido sistema de iluminação adaptativa com faróis bixénon e nove funções distintas de que a Opel justamente se orgulha. É verdade que não é propriamente uma novidade e já é usado em vários modelos do construtor alemão, mas é inestimável a visibilidade proporcionada em diferentes situações, sem que o condutor tenha de mexer em qualquer botão para a iluminação se adequar às condições verificadas a qualquer momento. E as ópticas com as "sobrancelhas" em LED das luzes de dia também são uma mais-valia no que toca à estética.

Conforto e algum espírito desportivo
Outra boa opção é o sistema FlexRide com suspensão de controlo electrónico, que se ajusta automaticamente às condições de condução e dispõe de três modos de funcionamento: Standard, Tour (mais orientado para o conforto) e Sport (que proporciona uma condução mais viva). No entanto, mesmo no modo Sport, a suspensão absorve eficientemente todas as irregularidades do piso, predominando o conforto para todos os ocupantes, sem prejuízo da estabilidade e da dinâmica de condução.


FICHA TÉCNICA*

Mecânica

Cilindrada: 1686cc
Potência: 136cv às 3500-4000rpm
Binário: 320 Nm às 2000rpm
Cilindros: 4 Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, com sistema de injecção por rampa comum. Turbo de geometria variável e intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 vel.
Sistema FlexRide: Opção, 850€ (suspensão de controlo electrónico)
Suspensão: à frente, independente tipo Mcpherson com molas helicoidais e barra estabilizadora; atrás, eixo de torção com ligação Watt e molas helicoidais
Direcção: Pinhão e cremalheira, eléctrica assistida
Diâmetro de viragem: 10,9m entre passeios
Travões: Discos ventilados à frente; discos atrás

Dimensões

Comprimento: 4698mm
Largura: 1814mm
Altura: 1535mm
Distância entre eixos: 2685mm
Peso: 1393kg
Pneus: 235/45 R18 94W (roda de emergência em opção)
Capac. depósito: 56 litros
Capac. mala: 500 litros (1000 com bancos traseiros rebatidos)

Prestações

Veloc. máx.: 200 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 10,3s
Cons. misto: 3,9 litros/100 km
Emissões CO2: 104 g/km

Preço: 27.550€ ** (versão ensaiada: 30.500€)

* Dados do construtor

** Preço de lançamento até Junho igual ao da variante com 110cv (depois, haverá um aumento de 1000€)

EQUIPAMENTO

Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Auxílio ao arranque em subida: Sim
Aviso da pressão dos pneus: Não (opção, 200€)
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim

Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim (à frente e atrás)
Vidros escurecidos: Sim, atrás
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Espelhos retrovisores com regulação e rebatíveis electricamente: Opção (incluída no Pack Cosmo Plus, 1500€)
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante multifunções: Sim
Volante em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Rádio/CD com MP3: Sim
Bluetooth e USB: Sim
Ar condicionado: Sim, bizona
Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim, do condutor
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Estofos e bancos em pele: Em pele e tecido
Reg./limitador de vel.: Sim
Travão de estac. eléctrico: Sim
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: 18’’ (opção, 600€)
Alarme: Não (opção, 400€)
Navegação por GPS: Opção (pack Cosmo Plus)
Sensor de luz e chuva: Sim
Sensores de estac. dianteiros e traseiros: Opção (incluídos no pack Cosmo Plus)
Faróis de nevoeiro: Sim
Luzes de dia: Sim em LED
Faróis de xénon: Opção (incluídos no pack Cosmo Plus)
Tecto de abrir: Não (opção, 900€)

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