Fugas - notícias

Vulcão islandês anula voos, milhares de passageiros bloqueados na Escócia

Por Fugas

Já se sentem as primeiras perturbações no tráfego aéreo europeu: diversas companhias aéreas - incluindo a British Airways, KLM, Aer Lingus e Easyjet - suspenderam os seus voos de e a partir da Escócia por causa da nuvem de cinzas do vulcão Grimsvotn, na Islândia, deixando milhares de passageiros bloqueados nos aeroportos.

Cinzas vulcânicas já só afectam a Escandinávia e devem dissipar-se hoje

Aeroportos do norte da Alemanha reabrem após passagem de cinzas vulcânicas

Erupção de vulcão condiciona espaço aéreo islandês

A nuvem de cinzas deverá atravessar a Escócia entre as 06h00 e as 12h00 de hoje, segundo a autoridade britânica de regulação do tráfego aéreo (NATS, National Air Traffic Services). Os aeroportos afectados serão os de Glasgow, Edimburgo, Aberdeen e Inverness.

A British Airways anunciou ontem à noite que não assegurará nenhum voo com partida ou saída da Escócia até hoje às 13h00 e outras companhias, como a KLM (que anulou 16 voos entre Amesterdão e o Norte do Reino Unido) e a Easyjet, tomaram medidas semelhantes. A companhia Loganair suspendeu 36 voos previstos entre as 17h00 de ontem e as 12h00 de hoje, a maioria voos no espaço escocês mas também alguns com destino a Birmingham (Inglaterra) e Belfast (Irlanda do Norte).

O vulcão islandês, que entrou em erupção a 21 de Maio, continuou a lançar cinza mas a sua actividade já está a diminuir, permitindo a reabertura dos aeroportos internacionais na Islândia. Contudo começam a sentir-se as primeiras perturbações no tráfego aéreo na Europa do Norte, existindo risco de a nuvem chegar a algumas zonas nas próximas 48 horas, segundo o Centro de Aconselhamento sobre Cinzas Vulcânicas (VAAC), em Londres. A dispersão da nuvem de cinzas poderá provocar o cancelamento de 500 voos comerciais na Irlanda do Norte, na Escócia e em partes da Escandinávia, afirmou a agência europeia de tráfego aéreo.

Na quinta-feira, a nuvem poderá dirigir-se para o espaço aéreo francês e para o Norte de Espanha "se as emissões vulcânicas continuarem com a mesma intensidade", indicou a Eurocontrol.

PÚBLICO | Islândia: Grimsvotn

--%>