Fugas - notícias

A tasca Povo abre quinta-feira e promete fado e petiscos

Por Tiago Pereira Carvalho

No Cais do Sodré de Lisboa, as novidades não param: em simultâneo com a inauguração da artística Pensão Amor, no dia 17, e a uma semana da abertura do vizinho Bar da Velha Senhora, apresenta-se o Povo, nova tasca portuguesa com petiscos, vinho e com fado.


17.11.2011 - O novo fado do Povo


Na rua Nova do Carvalho, Cais do Sodré lisboeta, um painel da autoria de Leonor Morais cobria ainda a fachada do antigo Arizona, escondendo uma composição em azulejo evocando "caubóis" em acção. No painel, a artista inscreveu as palavras "Povo", "Ovo", "Gente", "Fio", Rua", "Mundo" e "Palavra". Uma primeira entrada no conceito do novo Povo, que abre portas no dia 17, em simultâneo com a festa de inauguração do artístico edifício em que está inserido, a Pensão Amor.

O Povo será um "espaço, com ligação ao fado, onde se pode comer", resumiu à Fugas Alexandre Cortez - da CTL - Cultural Trend Lisbon, empresa que gere outros projectos na área do lazer e cultura (como o vizinho MusicBox) e que também irá gerir este novo espaço.

O mote é o da "recriação do espírito de uma tasca", avança Cortez. O Povo vai ser também uma residência artística mensal para novas "vozes" - intérpretes e compositores - de fado. O resultado final dessa residência passará pela gravação de um disco. 

Numa primeira fase, a "tasca" servirá petiscos tipicamente portugueses (moelas, pataniscas, ovos verdes, peixinhos da horta, salada de polvo ou de orelha) ao final da tarde e à noite (das 18h às 04h, de 3.ª a domingo). A partir de Janeiro, o Povo prevê servir almoços.  

A inauguração do Povo, ao lado do novo Bar da Velha Senhora, está marcada para quinta-feira, dia 17, a partir das 18h. À mesma hora, começa a festa de inauguração da Pensão Amor.

--%>