Fugas - notícias

O chef Vasco Lello cozinha peixes dos Açores no Bairro Alto Hotel

Por Alexandra Prado Coelho

Vasco Lello, o chef do Restaurante Flores, no Bairro Alto Hotel, em Lisboa, decidiu dedicar esta semana ao peixe dos Açores. Porque é um produto pouco conhecido, às vezes pouco valorizado, Lello acha que é um desafio mostrar às pessoas o que se pode fazer com ele.

Não se trata de uma semana dedicada à gastronomia açoriana (embora utilize outros produtos vindos dos Açores) mas a peixes que não se vêem habitualmente nos restaurantes do continente: rocaz, peixe-porco, chicharro, mero, boca-negra. O menu do Flores, incluindo um copo de vinho, custa 21 euros, podendo-se optar entre duas entradas e dois pratos.  

Depois de, desde o início da semana, já terem sido servidos, por exemplo, sopa de tintureira e batata-doce e peixe-porco em filetes com favinhas guisadas e enchidos, mero assado e abafado numa sopa azeda ou encharéu com inhame, linguiça e espinafres, para esta quinta-feira a proposta é abrótea e funcho em sopa e lula em ceviche, de alhada e assada com manteiga de ervas (entradas), espadarte burger e boca-negra em caldo miso e aipo (pratos principais), e uma sobremesa de tomate-capuchinho.

Sexta é dia de bufete, mas os peixes açorianos voltam sábado com atum braseado com creme de ouriço e salada de cavaco, flores e maracujá (entradas) bicuda braseada com arroz de lapas e bagre numa massada (pratos principais).

No domingo, último dia da Semana Gastronómica do Mar dos Açores, há ainda oportunidade para experimentar escolar com coco lima e malagueta ou safio/enguia assado e caviar de Czar (entradas) e alfonsim com ostras, ervilhas e xeróvias ou anchova com polvo estufado em vinho de cheiro (pratos principais).

As entradas incluem queijo fresco açoriano e manteiga também dos Açores com flor de sal, e entre as sobremesas surgem frutas açorianas e um bolo de ananás.

A experiência gastronómica complementa-se com a possibilidade de ganhar uma viagem ao arquipélago açoriano. Durante a semana decorre um passatempo onde será sorteado um bilhete duplo para Ponta Delgada (ressalve-se que as taxas dos voos não estão incluídas) - basta almoçar ou jantar no restaurante, escrever uma frase imaginativa e aguardar pelo resultado no dia 26 de Março.  

--%>