Fugas - notícias

  • O grupo Portugueses Emviagem engloba cerca de mil viajantes
    O grupo Portugueses Emviagem engloba cerca de mil viajantes DR
  • Um puzzle de viagens de João Oliveira
    Um puzzle de viagens de João Oliveira DR
  • Casa do Infante
    Casa do Infante Nelson Garrido
  • A viagem de Carlos Carneiro com o pai por África estará em destaque
    A viagem de Carlos Carneiro com o pai por África estará em destaque DR

Viajantes portugueses trocam viagens em encontro no Porto

Por Luís J. Santos

No Facebook, são um grupo de cerca de mil viajantes "à séria". E já vão no terceiro encontro nacional: desta feita, o primeiro no Porto. Os Portugueses Emviagem reúnem-se sábado na Casa do Infante e, entre palestras, podem ouvir-se, de viva voz, como um pai e filho deram a volta a África numa 4L ou relatos de viagens pela Índia, Nepal ou a bordo do Transmongol.

A Casa do Infante é, pelo menos durante um sábado, o cais destes apaixonados pelas viagens. O Porto recebe, pela primeira vez, uma reunião nacional dos Portugueses Emviagem, a 3.ª deste grupo nascido (e em contínuo crescimento) no Facebook, graças a João Oliveira - um veterinário e professor de 37 anos com paixão pela arte de viajar.

"Criei um grupo no Facebook e convidei amigos das viagens, que convidaram amigos...", resumia Oliveira à Fugas por alturas do primeiro encontro. O grupo é fechado e, preferencialmente, destinado a viajantes com experiências já vividas pelo mundo fora ou, pelo menos, com espírito para vivê-las. Agora, com cerca de mil membros, o grupo, diz-nos Oliveira, é formado por viajantes espalhados por todo o país (e não só).   

Em cada encontro nacional, participam diversos viajantes, repartidos por palestras onde relatam experiências, trocam dicas e respondem às mais dúvidas de quem assiste. Na Casa do Infante, estará sob os focos Carlos Carneiro, um viajante inveterado e "engenheiro autodidacta de castelos no ar", que realizou com o pai o projecto  "Nunca é tarde!", volta a África durante quase um ano numa Renault 4L (já antes tinha dado que falar com "Até onde vais com 1000 euros", viagem, com Jorge Vassallo, também por África).

Pelo dia fora, poder-se-á ainda viajar pela India e Nepal com Rui Barbosa Batista e Vasco Rocha (o primeiro, jornalista, e que, aliás, relatou no blogue da Fugas uma das suas mais recentes viagens; o segund, repórter de imagem que, por exemplo, percorreu a Ásia para o programa de Gonçalo Cadilhe "Nos Passos de Fernão Mendes Pinto"); seguir a bordo do Transmongol com Carla Mota e Rui Pinto (profissionalmente ligados à Geografia e Física e que acabaram de chegar do Irão - vão contar a sua travessia da Rússia e Mongólia de comboio); ou partilhar a paixão de Tiago Leal pela Colômbia (um gestor de projectos de telecomunicações a quem o país ficou "cravado no coração").

--%>