São apenas 25 segundos. E dá logo vontade de repetir. Até porque, de facto, imagem e som impressionam, quase lembrando, na sua cadência, um qualquer ataque aéreo de um clássico filme de guerra.
Mas não, é apenas mais um dia movimentado no aeroporto norte-americano de San Diego. Cy Kuckenbaker, fotógrafo e cineasta, filmou no dia 23 de Novembro, das 10h30 às 15h, a aterragem dos aviões. Captou 60 aparelhos e coligiu o movimento num lapso de tempo de apenas 25 segundos. Mas o vídeo tem mais que se lhe diga.
A obra é, na verdade, um conjunto de mais dois elementos independentes: a filmagem da First Avenue Bridge de San Diego, para o ângulo de visão mais surreal, e o céu que, na realidade, foi filmado durante oito horas num dia solarengo, para realçar a sensação de passagem do tempo. O compósito aviões + ponte + céu cria um peculiar e hipnotizante postal ilustrado em movimento. Um dos segredos do êxito do vídeo é que poucos resistirão a repetir a visualização (e a partilha, claro).
Só nos portais de vídeo YouTube e Vimeo, a curta obra - sob o título "Landings at San Diego Int Airport Nov 23, 2012" - já somava quase milhão e meio de visualizações (em quatro dias). Isto enquanto vai fazendo o pleno mediático mundial, das grandes cadeias televisivas aos mais diversos sites.
Segundo refere Kuckenbaker na sua página, a ideia veio-lhe de uma célebre fotomontagem, criada por Ho-Yeol Ryu, com dezenas de aviões a levantar voo do aeroporto de Hanôver - uma foto que, diz, viu no site especializado Peta Pixel, ao qual Kuckenbaker explica em detalhe como criou o vídeo.
"Mudei-me para um novo bairro em San Diego há pouco mais de um ano, o que me colocou perto do aeroporto", refere. "Desde então fiquei crescentemente interessado nos ritmos do aeroporto e dos próprios aviões", adianta, sublinhando que "San Diego tem um caminho aéreo inusual, que leva os aviões a voar baixo sobre o centro da cidade e depois a uma descida rápida atrás de uma montanha para seguirem para a pista".
Aproveitando o êxito global, Kuckenbaker aproveita já para chamar a atenção para outros dos projectos em que está envolvido, quer seja a promoção de "Bush League" - um documentário que filmou no Malawi sobre quatro jovens jogadores de futebol e que está disponível para visualização e download gratuitos -, ou, também para um projecto fotográfico solidário igualmente dedicado ao Malawi (e intitulado "Malawi Family Portrait Photo Book") que procura financiamento colectivo no portal Kickstarter. E, para aproveitar a onda, já há t-shirts e produtos vários à venda na e-loja CafePress.