São destinos "best-value" para 2013, seleccionados por um especialista em viagens que é também especialista em poupanças: Tom Masters, o autor do artigo da Lonely Planet sobre os destinos com melhor relação qualidade-preço, é um autor principal e coordenador de um dos guias mais venerados por viajantes que querem viajar muito pela Europa mas gastar o mínimo, o muito completo "Europe on a Shoestring".
Para a Lonely Planet, Masters escolheu oito destinos imbatíveis em qualidade-preço. Lisboa é eleita porque, como refere, nesta cidade "charmosa" e de "colinas dramáticas", "o seu dinheiro pode render muito". O texto, em tom resumido de dicas, refere, a título de exemplo, que saborear ao sol "um café delicioso ou um pastel de nata tende a custar menos de um euro". E também "pode comer-se bem e dar voltas pela cidade na vacilante mas romântica rede de velhos eléctricos" a preços de "pechincha".
São também destacados os museus de entrada gratuita da cidade (sublinhando-se o Museu Colecção Berardo) ou a proximidade das praias para "gozar numa viagem de um dia para quem se cansar das abundantes actividades urbanas".
Além de Lisboa, os destinos europeus onde se pode ter "as melhores experiências de viagem" e que marcam pontos na relação qualidade-preço em 2013 são as ilhas gregas, a Islândia, a Riviera albanesa, Berlim, as ilhas Faroé, Istambul e Eslovénia.
A próxima edição de "Europe on a Shoestring" sai em Outubro e, tendo em conta a selecção e opinião agora apresentada pelo seu coordenador, é de esperar que Lisboa some pontos junto dos viajantes que seguem este guia.
Ainda este ano, a capital portuguesa era destacada por outro gigante das viagens, o portal TripAdvisor, também pela sua relação qualidade-preço. Os utilizadores do site elegeram Lisboa como o melhor destino no mundo nesta matéria.