Fugas - notícias

  • Chef Henrique Mouro
    Chef Henrique Mouro Rui Gaudêncio
  • O restaurante Assinatura do chef Henrique Mouro
    O restaurante Assinatura do chef Henrique Mouro Miriam Lago
  • "O Mistério do Abade de Priscos" de Fortunato da Câmara, também crítico de gastronomia na Fugas DR
  • A Tasquinha do Oliveira é casa de culto em Évora: a sua cozinheira, Carolina, recebe o prémio Maria de Lourdes Modesto
    A Tasquinha do Oliveira é casa de culto em Évora: a sua cozinheira, Carolina, recebe o prémio Maria de Lourdes Modesto DR
  • Fortaleza do Guincho: o responsável da sala, Virgílio Tabosa, recebe o Grande Prémio das Artes de Sala
    Fortaleza do Guincho: o responsável da sala, Virgílio Tabosa, recebe o Grande Prémio das Artes de Sala Pedro Elias

Academia Portuguesa de Gastronomia distingue Henrique Mouro e crítico da Fugas

Por José Augusto Moreira

Entre as distinções, entregues esta terça-feira, o Grande Prémio de Artes de Cozinha vai para o chef do restaurante Assinatura, o Prémio de Literatura e Cultura Gastronómica para Fortunato da Câmara e o Grande Prémio Maria de Lourdes Modesto para a dona Carolina da Tasquinha do Oliveira em Évora.
É um dos momentos altos do calendário gastronómico nacional: a Academia Portuguesa de Gastronomia entrega os prémios a quem mais se destacou nesta área em 2012. A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se esta terça-feira, 9 de Julho, em Lisboa.
 
Entre os premiados está Fortunato da Câmara, o crítico de gastronomia da FUGAS, que recebe o prémio de Literatura e Cultura Gastronómica, pela publicação do livro Os Mistérios do Abade de Priscos e Outras Histórias Curiosas e Deliciosas da Gastronomia.
 
Com esta distinção, Fortunato da Câmara é reconhecido pela segunda vez como autor de publicações na área. Também o seu primeiro livro, Alimentos ao Sabor da História – Receitas e Curiosidades, foi distinguido como o melhor de Portugal em 2011 nos Gourmand World Cookbooks Awards.
 
Presidido pelo reconhecido gastrónomo e divulgador José Bento dos Santos, o plenário da academia, com mais de 30 membros, decidiu-se também de forma unânime pela atribuição do Grande Prémio de Artes da Cozinha ao chef Henrique Mouro, enquanto o Grande Prémio das Artes de Sala distingue este ano Virgílio Tabosa, o responsável de sala do restaurante Fortaleza do Guincho.
 
Henrique Mouro é distinguido pelo trabalho desenvolvido no restaurante lisboeta Assinatura, cuja cozinha deixou recentemente, mas mantendo a ligação à casa como sócio. Tem-se distinguido pela sua cozinha moderna e actual mas sempre baseada nas tradições portuguesas.
 
Aos três prémios que são atribuídos há mais de duas décadas, a academia decidiu acrescentar a partir deste ano uma quarta distinção destinada à cozinha tradicional. Chama-se Grande Prémio Maria de Lourdes Modesto, designação que já por si encerra uma grande distinção, e que neste ano de estreia é atribuído à dona Carolina, a cozinheira que dá o nome à conhecida Tasquinha do Oliveira, em Évora.
 
A entrega dos prémios tem lugar no Grémio Literário, em Lisboa, durante um jantar preparado pelo próprio Henrique Mouro.
--%>