Fugas - notícias

  • O Algarve,
    O Algarve, "com bom clima todo o ano", continua a ser a "principal atracção para os turistas britânicos" Pedro Cunha
  • "Surfistas e turistas mais aventureiros que procuram as grandes ondas e enseadas dramáticas de Sagres" Virgílio Rodrigues
  • A costa escarpada é uma das atracções lusas
    A costa escarpada é uma das atracções lusas Nuno Alexandre Mendes
  • Alentejo é enaltecido como
    Alentejo é enaltecido como "uma área de exepcional beleza natural" Rui Gaudêncio
  • Sugestão: escapadela a Lisboa
    Sugestão: escapadela a Lisboa Joana Freitas
  • Sugestão: e também uma escapadela ao Porto
    Sugestão: e também uma escapadela ao Porto Nelson Garrido
  • É ainda lembrada a
    É ainda lembrada a "misteriosa cidade templária de Tomar" Paulo Ricca
  • E a
    E a "universitária Coimbra" não é esquecida Carla Carvalho Tomás
  • "A comida portuguesa é uma das melhores e mais subestimadas na Europa", referem: "Com carnes marinadas e peixe fresco grelhado regado com um delicioso e jovem vinho branco, o vinho verde" Nelson Garrido
  •   E não podia faltar: pastéis de nata,
    E não podia faltar: pastéis de nata, "deliciosa e ligeira sobremesa", dizem Dário Cruz

Portugal declarado destino para 2014 no Reino Unido

Por Vânia Marinho

Portugal, "Destination to Watch" em 2014, diz a ABTA, a maior associação de agências e operadores de viagens no Reino Unido. Em destaque: Lisboa, Porto, Algarve ou Alentejo.

Futebol, praias, natureza, ilhas idílicas, luxo, fervor citadino, paraísos naturais, boa comida, cidades históricas, neve, experienciar o Velho Oeste. Estes são alguns dos motivos, segundo a ABTA - The Travel Association, que vão levar os britânicos a viajar.

Ao lado do Brasil, EUA ou Grécia, a associação destaca Portugal nesta ‘rota' de viagens para 2014. Descrito como um destino com "óptima comida, cidades históricas, costa escarpada e uma paisagem deslumbrante, tudo feito com muito charme", o país foi incluído na lista "Destinations to Watch 2014", juntamente com mais 11 "destinos para manter debaixo de olho".

O relatório de tendências de viagem elaborado pela ABTA - cujos cerca de 1200 membros são responsáveis por "90% dos pacotes de férias no estrangeiro dos britânicos", segundo informam - em parceria com o Foreign and Commonwealth Office (o ministério dos Negócios Estrangeiros britânico), sublinha que "os turistas do Reino Unido sempre adoraram Portugal" e que, com o apoio de novos voos directos para as "cidades principais, Lisboa e Porto", "os turistas experientes irão seguir para estas duas belas e históricas cidades para uma escapadela diferente".

O Algarve, "com bom clima todo o ano", "continua a ser a principal atracção para os turistas britânicos", com "surfistas e turistas mais aventureiros que procuram as grandes ondas e enseadas dramáticas de Sagres", que apontam como o "extremo sudoeste da Europa".

O Alentejo é enaltecido como "uma área de exepcional beleza natural", ideal para os "turistas mais exigentes". Mencionam-se ainda "florestas de eucaliptos atravessadas por rios" ou os "sobrados e olivais".

Incluindo-se ainda a sugestão de passeios à "universitária Coimbra" e à "misteriosa cidade templária de Tomar", elogia-se ainda a gastronomia lusa: "os amantes da boa comida irão deleitar-se". "A comida portuguesa é uma das melhores e mais subestimadas na Europa", referem: "Com carnes marinadas e peixe fresco grelhado regado com um delicioso e jovem vinho branco, vinho verde, seguido de pastéis de nata, uma deliciosa e ligeira sobremesa."

Na ficha de conselhos de "leis e costumes", avisam-se ainda os potenciais turistas que "os índices de criminalidade são baixos" mas que "carteiristas, roubo de malas por puxão ou assaltos a carros e propriedades de férias são comuns nas grandes áreas turísticas".  


"Destinations to Watch 2014"

A lista inclui 12 países e áreas que a ABTA prevê estarem em grande durante este ano em termos de turismo britânico. Incluem-se destinos preferenciais paras estadias de curta, média ou longa duração, além de destinos emergentes que se esperam que "captem a imaginação do público em 2014". Na lista, que apresentam por ordem alfabética, surgem o Brasil, o Caribe (foco na Antígua), Costa Rica, Grécia, Malásia, Maurícia, México (Costa do Pacífico e Baja), Omã, Portugal, Eslovénia, Sicília (Itália) e Estados Unidos (foco no Texas, Novo México e Alasca). 

O relatório da ABTA  conclui que "apesar da incerteza económica na zona euro" e da "turbulência política de alguns destinos populares para férias", "80% dos britânicos continuam a passar férias". Este é um dado que transmite algum "optimismo para o mercado do turismo". As tendências de viagens para 2014 presentes neste relatório incluem: visitar o mesmo país, mas um novo destino; aproveitar os pacotes de férias; relaxar e aproveitar a simplicidade da vida; turismo doméstico (no Reino Unido); grupos de pessoas mais velhas (entre os 55 e os 64 anos) ou destinos já visitados "perto de casa" (por exemplo, Espanha, Grécia, Itália, Turquia e França).        

--%>