A Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, foi este domingo o cenário da gala de atribuição dos prémios aos melhores projectos do ano no Alentejo, segundo o júri do Turismo da região. Objectivo: "distinguir e divulgar a excelência da oferta que, de modo geral, tem contribuído para afirmar" o Alentejo.
É a 4.ª edição desta iniciativa que distribui distinções por candidatos a concurso em sete categorias, a que se juntam prémios extra-concurso. Neste último caso, o Prémio Especial Turismo do Alentejo foi para a Confraria Gastronómica do Alentejo e para a Agência Regional de Promoção Turística Externa. Já o Prémio Comunicação Alentejo, que no ano passado foi entregue à Fugas, distinguiu o trabalho dos "correspondentes do Alentejo das Tvs generalistas": em conjunto, aplaudiu-se o trabalho de Teresa Marques e Paulo Nobre para a RTP, de Amilcar Matos para a TVI e de Hugo Alcântara e Luís Godinho para a SIC. Já o Prémio Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo coube a José Manuel Nogueira Ramos, delegado do AICEP na Irlanda.
Nas categorias de concurso, a que concorreram 66 projectos, o grande vencedor do melhor projecto público foi o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, enquanto a Romaria a Cavalo (Viana do Alentejo) foi declarada o melhor evento. Em termos de animação turística, houve prémio para a agência Emotion – Life on Adventure mas também uma menção honrosa para o Mundo Montado - Turismo Responsável no Alentejo.
Ainda no turismo, o Ecorkhotel – Évora, Suites & Spa (que se destaca pela utilização de cortiça, especialmente na fachada) foi declarado o melhor empreendimento turístico, enquanto a Herdade do Vau foi considerada o melhor turismo rural (com menções honrosas para a Quinta das Lavandas e para o Monte do Zambujeiro) e a Adega Mayor o melhor enoturismo (menção honrosa para o Enoturismo da Cartuxa).Na gastronomia, distinguiu-se o restaurante do L'And Vineyards (chefiado por Miguel Laffan, que, este ano, conseguiu conquistar a primeira estrela Michelin para a região.
Na cerimónia, foram ainda entregues Distinções Iniciativa às Festas das Flores do Redondo, à Mercearia Gadanha e ao Alentejo Marmóris Hotel & SPA.
O júri dos prémios foi presidido por José Manuel Simões (Centro de Estudos Geográficos/ Universidade de Lisboa) e constituído por António Lacerda (Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo), Armando Rocha (Sócio da Neoturis), Carina Monteiro (Publituris), Jaime Serra (Universidade de Évora), José Miguel Piçarra (Diário do Sul) e Teresa Ferreira (Turismo de Portugal).
Prémios Turismo do Alentejo
Melhor Projecto Público
Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos (prémio)
Melhor Evento
Romaria a Cavalo (Menção Honrosa)
Melhor Gastronomia
Restaurante do L’And Vineyards (prémio)
Melhor Animação Turística
Emotion – Life on Adventure (prémio)
Mundo Montado – Turismo Responsável no Alentejo (menção honrosa)
Melhor Enoturismo
Adega Mayor S. A. (prémio)
Enoturismo Cartuxa (menção honrosa)
Melhor Turismo Rural
Herdade do Vau (prémio)
Quinta das Lavandas (Menção Honrosa)
Monte do Zambujeiro (Menção Honrosa)
Melhor Empreendimento Turístico
Ecorkhotel – Évora, Suites &SPA (prémio)