Fugas - notícias

  • Há 12 pastelarias em competição
    Há 12 pastelarias em competição Dário Cruz
  • O júri do festival Peixe em Lisboa decide a 9 de Abril
    O júri do festival Peixe em Lisboa decide a 9 de Abril DR
  • A Pastelaria Aloma de Campo de Ourique venceu em 2013
    A Pastelaria Aloma de Campo de Ourique venceu em 2013 DR
  • E a Aloma venceu também em 2012
    E a Aloma venceu também em 2012 DR
  • A Chique de Belém foi declarada vencedora em 2011
    A Chique de Belém foi declarada vencedora em 2011 DR

Qual será o melhor pastel de nata?

Por Fugas

Há 12 pastelarias em competição na final do concurso organizado pelo festival Peixe em Lisboa. A 9 de Abril se saberá qual é "o melhor pastel de nata"

Promover o pastel de nata é o principal objectivo deste concurso que, pelo sexto ano, vai pôr à prova as criações de uma série de pastelarias da região de Lisboa e não só.

A coroa de "rainha" do pastel de nata será disputada por nove finalistas - apuradas esta semana a partir de 18 candidatas -, do Balcão do Marquês à Cristal, da Biarritz à Chique de Belém, passando pela Mafraria (Pinhal Novo), Nilde, Casinha do Pão, Fim de Século ou Hotel Altis.

A estas nove, juntam-se as três casas que obtiveram melhor classificação no ano passado: a Aloma de Campo de Ourique, que venceu pelo segundo ano consecutivo, o Pastel de Nata Seleção Continente (que ficou em 2º) e a Alcoa de Alcobaça (3º).

A eleição d' "o melhor pastel de nata" decorre a 9 de Abril, integrada no festival gastronómico Peixe em Lisboa (3 a 13 de Abril, no Pátio da Galé – Terreiro do Paço).

O júri é constituído por Virgílio Gomes (presidente do júri, gastrónomo), Rita Cupido (directora da revista “Comer”), Miguel Pires (crítico gastronómico), Joaquim de Sousa (chefe pasteleiro do Hotel Oitavos, Guincho) e Raquel Moreira (investigadora gastronómica). Estes profissionais avaliarão os pastéis a partir de cinco parâmetros: aspecto, tacto, apreciação da massa em mastigação, sabor do creme e o conjunto do creme e da massa.

Na primeira edição do concurso, em 2009, ganhou a pastelaria Cristal. Seguiram-se na lista de vencedores a pastelaria Suíça (2010), a Chique de Belém (2011) e a Aloma (2012 e 2013).

--%>