A Itália é o país de eleição, Barcelona a cidade preferida, Emirates e British as companhias aéreas mais desejadas. Mas, em matéria de hotéis fora do Reino Unido, o "óscar" da "Food and Travel" foi mesmo para um representante português, o The Yeatman, localizado em Gaia com os olhos no Porto.
Os Food and Travel Reader Awards - decididos pelos leitores da especializada revista em viagens substancialmente enogastronómicas - foram revelados a 1 de Setembro numa cerimónia realizada no Mandarin Oriental Hyde Park, em Londres. Os galardões da F&T destinam-se a "distinguir o melhor do mundo em comida, bebida e viagens".
Os leitores fizeram as suas escolhas em quase três dezenas de categorias, tendo saído premiados restaurantes como o Lima (restaurante do ano) - gastronomia peruana em Londres pelo chef Virgílio Martinez cujo Central na capital do Peru acaba de ser considerado o melhor restaurante da América Latina -, The French (melhor fora de Londres), The River Café (clássico) ou Omer (novo) - já nos bares, tome nota, a escolha foi para Mr. Fogg's (bar londrino que se apresenta como a "casa do aventureiro britânico excêntrico). Tom Kerridge (do pub The Hand and Flowers, único bar cervejaria britânico com duas estrelas Michelin) foi eleito chefe do ano (o livro que escreveu, "Proper Pub Food", é também o livro do ano).
Já na hotelaria, o luxo do Mandarin Oriental Hyde Park valeu-lhe o prémio de hotel do ano (e melhor hotel urbano), o Sat Bains de Nottingham foi considerado o gourmet de eleição e Gravetye Manor (West Sussex) o melhor hotel rural enquanto o Millers64 (Edimburgo) se distinguiu como bed&breakfast. A lista dos melhores da hotelaria termina com um "óscar" português, graças ao The Yeatman.
“Trata-se de mais um reconhecimento internacional, cuja eleição proveio dos leitores, o que significa que o Portugal, a cidade do Porto e o hotel The Yeatman são, cada vez mais, reconhecidos como um destino de excelência”, comentou Teresa Frazão, assistente do director-geral, em comunicado.
O hotel luso, que vive sob a temática dos vinhos, abriu em 2010 e está localizado no centro de Vila Nova de Gaia, junto às caves de vinho do Porto. O hotel, cujo restaurante é chefiado pelo Ricardo Costa (já com uma estrela Michelin), abre-se em vistas esplendorosas para o Douro e cidade do Porto. Os objectivos do Yeatman nunca foram humildes: quer ser continuamente "um marco único e distintivo no mundo dos hotéis clássicos de luxo". Entre os prémios mais recentes, contam-se o Best of Wine Tourism 2014 (pela Rede de Capitais de Grandes Vinhedos), Best of Award of Excellence (Wine Spectator, por três anos consecutivos), Melhor Carta de Vinhos (Revista de Vinhos), Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos (revista Wine), Melhor Hotel Independente (Publituris) ou o Garfo de Platina do Guia Boa Cama Boa Mesa do Expresso.
Ainda entre outros premiados dos Food and Travel Reader Awards, contam-se a Viking River Cruises (companhia de cruzeiros do ano e melhor para cruzeiros fluviais), Celebrity Cruises (melhor em cruzeiros oceânicos), British Airways (melhor companhia aérea para voos de curta duração) e Emirates (idem mas para voos de longa duração).