Fugas - notícias

  • A Boa Mesa do ano pertence ao The Yeatman
    A Boa Mesa do ano pertence ao The Yeatman Paulo Pimenta
  • Chef Ricardo Costa, The Yeatman
    Chef Ricardo Costa, The Yeatman Paulo Pimenta
  • A Boa Cama 2012 é do Vilalara
    A Boa Cama 2012 é do Vilalara DR
  • Hans Neuner do The Ocean é o Chef do Ano
    Hans Neuner do The Ocean é o Chef do Ano
  • The Ocean
    The Ocean
  • O Belcanto de José Avillez é a Revelação do Ano Boa Mesa
    O Belcanto de José Avillez é a Revelação do Ano Boa Mesa Miguel Manso
  • O Belcanto de José Avillez é a Revelação do Ano Boa Mesa
    O Belcanto de José Avillez é a Revelação do Ano Boa Mesa Miguel Manso
  • A Fortaleza do Guincho tem a Garrafeira do Ano
    A Fortaleza do Guincho tem a Garrafeira do Ano
  • L'AND, Revelação do Ano Boa Cama
    L'AND, Revelação do Ano Boa Cama
  • Casa das Pipas é o Melhor Enoturismo
    Casa das Pipas é o Melhor Enoturismo
  • O Melhor Ecoturismo é o Vale do Rio
    O Melhor Ecoturismo é o Vale do Rio

The Yeatman tem o melhor restaurante do país e Vilalara é o melhor hotel

Por Fugas

Os prémios máximos do guia "Boa Cama Boa Mesa" de 2012, do jornal "Expresso", foram divulgados esta semana: Garfo de Platina para o restaurante do The Yeatman, de Gaia, e Chave de Platina para o hotel Vilalara, em Porches (Lagoa). Distinções ainda para Hans Neuner, chef do ano, ou para o Belcanto de José Avillez e para o L'AND, respectivamente restaurante e hotel revelações do ano.

Os grandes vencedores dos prémios da edição de 2012 do guia "Boa Cama Boa Mesa" localizam-se no Grande Porto e no Algarve. O melhor hotel, para o painel de profissionais do guia, é o Blue & Green Vilalara Thalassa Resort de Porches (Lagoa), premiado com a Chave de Platina. O melhor restaurante pertence a outro hotel de luxo, o The Yeatman, situado em Gaia. Comandado pelo chef Ricardo Costa, o restaurante, que conquistou uma estrela Michelin, foi premiado com o Garfo de Platina.

O guia, que é publicado este sábado, distingue mais de meia centena de restaurantes e hotéis portugueses. Na edição deste ano, destacam-se algumas novidades, casos das distinções para Chef do Ano, prémio para Hans Neuner, responsável pelo agora duas estrelas Michelin The Ocean (Vila Vita, Lagoa). Já a Fortaleza do Guincho (Cascais) foi distinguida como tendo a Garrafeira do Ano e o Belcanto, restaurante recentemente reaberto pelo chef José Avillez em Lisboa, foi considerado a Revelação do Ano Boa Mesa.

Entre os outros premiados contam-se o Melhor Enoturismo (Casa das Pipas, Sabrosa), o Melhor Ecoturismo (Vale do Rio Hotel Rural, Oliveira de Azeméis) e a Revelação do Ano Boa Cama (L'AND Vineyards de Montemor-o-Novo.

Nas selecções do guia, publicado anualmente desde 2003, incluem-se ainda 25 restaurantes com Garfos de Ouro e 25 hotéis com Chave de Ouro. No total, são apresentadas mais de 900 sugestões de locais.

A selecção destes locais, segundo explicou uma fonte oficial do Expresso à Lusa, é feita de acordo com critérios como "a apresentação, o ambiente, o serviço e a qualidade gastronómica, a localização e inovação, sem esquecer a oferta de vinhos (nos restaurantes) e os equipamentos ou mais-valias de serviço (nos alojamentos)". Os locais são hierarquizados com base em contributos "de um painel de elementos de diversos quadrantes da sociedade portuguesa, que são convidados a enviar os seus comentários e sugestões". Posteriormente, uma equipa de jornalistas visita os locais finalistas "para validar as informações e critérios".

A nova edição do guia será posta à venda com o jornal "Expresso" (por mais 9,90€) e, além da selecção de locais, inclui também cartões de descontos.

--%>