“Portugal é o segredo mais bem guardado da Europa”, defende Garrett já quase no final do primeiro episódio do projecto McNamara Surf Trip, lançado este mês. “É [um país] tão diversificado e seguro, com bom marisco e bom vinho. Para férias é um sonho, um lugar incrível”, enumera ainda o surfista das grandes ondas no vídeo dedicado à região Centro.
Os sete episódios que compõem a série, cada um dedicado a uma região portuguesa (Centro, Lisboa, Açores, Porto e Norte, Madeira, Alentejo e Algarve), já estão online no site do projecto, lançado pelo Turismo de Portugal para promover internacionalmente o país e a modalidade. Em Abril, o surfista havaiano – conhecido pelas ondas gigantes da Nazaré – percorreu Portugal durante 21 dias, descobrindo “comida incrível, experiências únicas, hospitalidade singular e ondas em cada canto”.
A série está integrada na plataforma Portuguese Waves, criada para dar aos turistas informação e mapas das melhores praias para praticar surf no país, incluindo fotografias e vídeos com conhecidos surfistas internacionais.
Em cada episódio, com pouco mais de cinco minutos, as ondas surfadas vão sendo intercaladas por paisagens deslumbrantes, locais turísticos, as iguarias de cada região (onde para não faltam os Pastéis de Belém e os queijos açorianos) e muitos, muitos elogios a Portugal e aos portugueses. “Apenas querem receber-nos de braços abertos e partilhar connosco. Querem que experimentemos [tudo] e quando te vêem sorrir ficam tão felizes e orgulhosos”, descreve num dos vídeos extra, True Colors.
Foi no “Canhão da Nazaré” que o surfista se apaixonou por Portugal e foi graças à onda de 23,77 metros que Garrett surfou na Praia do Norte em 2011 que a Nazaré foi catapultada para o mapa dos desportos de ondas grandes. Em 2013 terá surfado ali uma montanha aquática com cerca de 30 metros e são essas imagens que abrem o primeiro episódio da iniciativa lançada pelo Turismo de Portugal.
Apesar de ter sido “incrível ver os lugares que existem no país” – “muita gente não tem ideia do que aqui há” –, McNamara confessou continuar a eleger a Nazaré como o seu local preferido no país, durante o lançamento do primeiro episódio, no dia 10 de Outubro, na Praia de Carcavelos, em Cascais.
O projecto McNamara Surf Trip implicou um investimento de 200 mil euros e tem como objectivo “promover internacionalmente o país, contribuir para o aumento da notoriedade da modalidade e assumir Portugal como o principal destino de surf da Europa”, anunciou o Turismo de Portugal em comunicado.
“Embora ancorada no produto surf, o que estamos a promover não é apenas o surf mas Portugal enquanto destino turístico” defendeu João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, no lançamento do projecto.