Acaba de nascer uma nova companhia aérea europeia e vai estrear-se nos ares já nos primeiros dias da Primavera. A Andorra Airlines foi oficialmente apresentada no principado e, para começar, terá como destinos Madrid, Palma de Maiorca, Paris (Charles de Gaulle) e Porto.
O aeroporto base será Andorra-La Seu, localizado ainda na Catalunha, em Lleida, mas que é usado para voos tanto para aquela região espanhola como para o principado dos Pirenéus, já que está a 26km.
Segundo o jornal El Periòdic d'Andorra, a empresa espera começar com 24 mil passageiros por ano, com aposta em períodos festivos nobres (neve, Semana Santa, etc.) e, para já, irá utilizar aparelhos alugados a outras companhias - esperando ter licença para explorar aviões próprios em breve e prevendo adquirir dois aparelhos, já este ano, de "última geração de ATR42 e ATR72" com capacidade entre 40 e 70 passageiros, adiantam em comunicado.
"Viemos para ficar", garante o presidente da companhia, Jorge Soriano, referindo que esta não será uma nova "low cost", antes apostará num "serviço de atenção personalizada". El Periòdic adianta que o preço da viagem deverá ficar entre os 102 euros (Madrid) e os 214 (Londres), não tendo ainda sido confirmado qual o valor de uma passagem Porto-Andorra.
As primeiras quatro rotas anunciadas, incluindo a portuguesa, deverão ter pelo menos um voo por semana, confirma a Andorra Airlines, ainda, porém sem avançar mapa das frequências. A companhia promete novidades maiores para breve, assim tenha autorização para operar fora do espaço Schengen. Garantidos deverão estar também destinos em Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Itália e Holanda.
Apresentando-se como uma "sociedade registada em Espanha", com "escritórios centrais sedeados em Barcelona"e "capital espanhol com colaboração financeira internacional", o financiamento deverá ser todo privado, já que Jorge Soriano garantiu ao jornal que não receberão dinheiros governamentais - nem de Andorra nem da Catalunha. Ainda assim, sublinhou a relação com estas duas instituições, a nível de "boa comunicação" e do "apoio", particularmente na utilização do aeroporto de La Seu.
A ligação Porto-Andorra poderá ser útil tanto para visitas turísticas (o território recebe cerca de 8 milhões de visitantes por ano) como para os muitos portugueses que trabalham no principado: a comunidade lusa, segundo dados oficiais da estatística andorrana, é a segunda maior comunidade estrangeira (a primeira é francesa) deste país de 71 mil habitantes. Vivem oficialmente no território, segundo números de 2015, cerca de 10.700 portugueses, além de operarem no território perto de 350 empresas de Portugal.
No site da empresa, ainda não era possível fazer reservas de bilhetes, sendo possível que a venda de passagens só abra mesmo na Primavera. Ainda assim, o Porto já surgia com uma página promocional. "Esta cidade com mansões francesas e alma inglesa, mostra um dos rostos mais fascinantes da geografia europeia", lê-se no site.