Fugas - notícias

  • Maria João de Almeida celebrava assim com a equipa no Facebook quando soube ser uma das três finalistas
    Maria João de Almeida celebrava assim com a equipa no Facebook quando soube ser uma das três finalistas DR
  • Guia de Enoturismo de Portugal, de Maria João de Almeida
    Guia de Enoturismo de Portugal, de Maria João de Almeida DR
  • Portugal – Algarve Mediterrânico, de Maria Manuel Valagão, Vasco Célio e Bertílio Gomes
    Portugal – Algarve Mediterrânico, de Maria Manuel Valagão, Vasco Célio e Bertílio Gomes DR
  • Cozinha Vegetariana, de Gabriela Oliveira
    Cozinha Vegetariana, de Gabriela Oliveira DR

Portugal tem o Melhor “Guia de Enoturismo” do Mundo

Por Márcia Dâmaso Gomes

Maria João de Almeida vence, na China, o prémio de melhor livro do mundo na categoria de enoturismo nos Gourmand World Cookbook Awards- Wines & Drinks books com o Guia de Enoturismo de Portugal.

Quando lançou o livro Guia de Enoturismo de Portugal, Maria João de Almeida, jornalista especializada em vinhos, dizia que “o enoturismo é muito mais vasto do que o vinho”. “É o vinho que nos leva até lá, mas a partir daí abrem-se outros caminhos”, comentava. Na gala de literatura gastronómica, que se realizou no fim-de-semana na China, o caminho foi o prémio de melhor livro do mundo na categoria de enoturismo.

Maria João publicou em 2014 o Guia de Enoturismo de Portugal, que apresenta mais de uma centena de enoturismos, em quase todas as regiões do país. Nele, a autora explica as características de cada território, propondo os melhores locais para comer e dormir, aconselha vinhos das respectivas regiões e faz uma breve explicação sobre as principais castas portuguesas. Em 2007, a jornalista publicou Memórias do Vinho, classificado como obra de interessa cultural pelo Ministério da Cultura. 

Os Gourmand World Cookbook Awards decorreram no fim-de-semana numa cerimónia em Yantai, na China. Os prémios reconhecem os melhores livros, programas televisivos e aplicações dedicados ao mundo da comida e bebida e são considerados os óscares da literatura gastronómica.

A competir com 209 países, Portugal, para além de ter sido o vencedor na categoria de enoturismo, ficou em terceiro lugar na categoria de melhor livro de cozinha do ano com Portugal – Algarve Mediterrânico, de Maria Manuel Valagão, Vasco Célio e Bertílio Gomes, editado pela Tinta da China, e na mesma classificação na categoria de livro de comida vegetariana com Cozinha Vegetariana, de Gabriela Oliveira e editora Bertrand.

chef Chakall foi eleito o melhor apresentador de programas de cozinha a nível mundial, pelos seus programas em Portugal e na Alemanha.

O livro As Melhores Receitas do Mais Você – programa televisivo da brasileira Globo, apresentado por Ana Maria Braga – venceu o primeiro prémio na categoria “televisão fora da Europa”.

Texto editado por Sandra Silva Costa

--%>