Fugas - notícias

  • Guilherme Marques
  • Amarante
    Amarante DR
  • Guilherme Marques
  • Miguel Manso

Continuação: página 4 de 6

É Natal, é Natal em Portugal

Penalva do Castelo

O mercado municipal de Penalva vai transformar-se a 8 de Dezembro e com ele Penalva transforma-se em Vila Encantada. Mercado de Natal (nos 10, 11, 17 e 18), concurso de presépios, animação infantil, casa do Pai Natal, feira do livro, circo, animação musical e baile de Natal, tudo vai caber no mercado que se transformará em reduto natalício.
Mercado Municipal
Data: De 8 a 21 de Dezembro

Pombal

Casa e oficina do Pai Natal, rota dos presépios, mercado de Natal, tasquinhas com a sabor a Natal, mercado do livro e da leitura. Não são todos os eventos programados (consultar: www.cm-pombal.pt), mas é o suficiente para fazer de Pombal um bom destino para a contagem decrescente para o Natal.
Data: De 1 de Dezembro a 7 de Janeiro

Ponte da Barca

A iluminação já foi inaugurada, por isso a época natalícia já chegou a Ponte da Barca. A vila minhota já está transformada para esta quadra festiva que congrega uma série de eventos. O Mercado de Natal (com presentes originais feitos pelas associações concelhias e IPSS locais), entre os dias 17 e 22, show cookings (“Pastelaria de Natal, Biscoitos de Mel) e “Doce de Natal fora da Caixa”), a Feira do Mel (com o maior bolo de mel do país), vários musicais (o Musical de Natal, com grupos corais de várias freguesias, e Pai Natal, onde estás?, de Miguel Fernandes) e contos de Natal, concurso de escrita criativa e ateliers estão entre as propostas que se concentram sobretudo na Praça da República mas estende-se a outros locais, como a Biblioteca Municipal. Um concerto dos Contraponto, o workshop “O ciclo do mel explicado aos mais pequenos”, e os concursos de bolo de mel e rabanadas de mel são outras das actividades que preenchem a agenda natalícia da vila.

Sabugal

Em Sabugal diz-se que é o “maior presépio natural”: 1100 metros quadrados no qual troncos de castanheiros, musgo, heras e outros elementos naturais compõem o cenário onde se dispõem dezenas de figuras. É inaugurado hoje juntamente com o Mercadinho de Natal – produtos e artesanato local, animação de rua, personagens saídas do imaginário infantil, contos, ateliers de Natal e a exposição O Nosso Natal é PET.
Largo da Fonte
Data: De 7 de Dezembro a 8 de Janeiro

Seixal

É na Torre da Marinha que se vai instalar a partir do dia 8 de Dezembro a Aldeia Natal do Seixal, com mercado de natal, pista de gelo, espectáculos de circo e teatro infantil e de marionetas, carrosséis, insufláveis e cama elástica, presépio (feito pelas associações de reformados, pensionistas e idosos do concelho), ateliers temáticos. Como qualquer aldeia Natal que se preze haverá visitas à casa do Pai Natal e à sua fábrica de brinquedos e não faltará um bosque encantado para descobrir e um madeiro de natal para aquecer. O comboio de Natal andará a proporcionar passeios, assim como charretes e os cânticos de Natal serão omnipresentes.

Sem esquecer as causas sociais, a Aldeia Natal não vai deixar passar em branco os anseios da população para ter um hospital no Seixal e, portanto, se para as crianças haverá ateliers do Hospital das brincadeiras, para os pais haverá Campanha 1 Voto pelo Hospital no Seixal – e no dia 17, às 15h, o Circo de natal recebe o espectáculo Natal do Hospital no Seixal, com artistas locais. A Operação Nariz Vermelho será outra causa apoiada assim como o canil/Gatil Municipal – vai promover-se a adopção de animais.

--%>