Fugas - notícias

  • Guilherme Marques
  • Amarante
    Amarante DR
  • Guilherme Marques
  • Miguel Manso

Continuação: página 6 de 6

É Natal, é Natal em Portugal

O Pai Natal chega a Famalicão no dia 11, com grande animação e um séquito de 30 motards vestidos a rigor.

Vila Nova de Gaia

A Quinta da Boeira vai receber o Boeira Christmas Market, onde o trabalho dos artesãos é feito diante dos nossos olhos. Entre os produtos à venda em 15 expositores estão o artesanato, joalharia, vinhos, gourmet, roupa e outros produtos tradicionais do Norte do Portugal que não se encontram à venda em qualquer loja. Além das compras, os visitantes podem visitar a exposição de embarcações do século XVI ao XIX, participar em workshops e fazer uma pausa para degustar algumas iguarias: a cerveja artesanal Burguesa, os chocolates Bonitos, as compotas Quantum, por exemplo.
Rua Teixeira Lopes 170
Data: Dias 9, 10, 16 e 17 de Dezembro. Às sextas das 18h às 22h, aos sábados das 15h às 20h. Entrada gratuita.

Vila Real de Santo António

Em Vila Real de Santo António Natal é tempo de recordes – de presépios. Apresentando-se como um dos maiores do país e o maior do Algarve, o presépio gigante apresenta-se em 2016 com 4500 figuras, tudo construído com 20 toneladas de areia, quatro toneladas de pó de pedra e 2500 quilos de cortiça. É ponto de atracção turística e está montado no Centro Cultural António Aleixo, numa área de 220 metros quadrados – destes, 160 são de musgo. Nesta área distinguem-se os relevos, os cenários (que incluem lagos), a iluminação, os efeitos cénicos e as figuras, muitas delas mecanizadas e animadas, factor que os distingue de outros no país. Este ano, entre as peças novas estão diversas casas e um porto de pesca, neste quadro onde episódios cristãos e pagãos associados à época se misturam.

As entradas no presépio têm o valor simbólico de 0,50€, que revertem para o Centro de Acolhimento Temporário Gente Pequena da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António, instituição que tem por finalidade o acolhimento de crianças e jovens, em situação de risco, dos 0 aos 18 anos.
Centro Cultural António Aleixo
Data: Até 8 de Janeiro de 2017, das 10h às 13h e das 14h30 às 19h; 1 de Janeiro das 14h30 às 19h.

Viseu

No Rossio, a bola de Natal gigante apresenta-se com novas cores, há 380 peças decorativas iluminadas de grande escala a criar novos cenários dentro da cidade, mas a grande novidade é mesmo o presépio tradicional gigante criado pela Bordallo Pinheiro a convite da autarquia. Está de volta a iniciativa “Viseu Natal, Sonho Tradicional” desta feita com cem espectáculos de música e teatro, 300 actividades infantis, 24 animações de rua, 12 exposições e dois mercados de Natal, um no Mercado 2 de Maio e outro no Mercado Municipal. E, desde 25 de Novembro, mais de 300 mil luzes já iluminam as ruas, praças, pracetas e jardins de Viseu.
Data: Até 31 de Dezembro

Vouzela

O Natal vai chegar a Vouzela e vai trazer uma novidade: uma pista de gelo. Vai manter-se, aliás, para além da Vila Natal que chega com Casa do Pai Natal, circuito dos presépios, circuito da luz, parque de diversões, espectáculos de música, dança teatro e cinema, oficinas e workshops (dedicados aos doces, cinema e arte), concertos, mercado de sabores, ruas e casas temáticas, comboio turístico e passeios de charrete.
Data: De 10 a 25 de Dezembro

--%>