Fugas - notícias

  • Guilherme Marques
  • Amarante
    Amarante DR
  • Guilherme Marques
  • Miguel Manso

Continuação: página 5 de 6

É Natal, é Natal em Portugal

Data: Dias 8, 9, 12 e 16 das 18h às 23h; dias 10, 11 e 17 das 10h às 23h; dias 13, 14 e 15 das 10h às 12h e das 14h às 16h (atividades para as escolas); das 18 às 23h (público em geral); dia 18 das 10h às 20h.

Sintra

“A Incrível Fábrica de Natal” é o título do espectáculo de video mapping que o Palácio Nacional de Sintra, o mais antigo paço real português, irá receber entre 16 e 23 de Dezembro. Na fachada do palácio, os visitantes vão viajar até à Lapónia para entrar na enorme fábrica do Natal e ver o Pai Natal coordenar a sua equipa de duendes que trabalha para realizar os sonhos das crianças. Como é a fábrica?, como são construídos os brinquedos?, como se organizam os duendes?, são as perguntas que veremos respondidas freneticamente pela equipa do Pai Natal, que se vai dedicar sobretudo aos brinquedos tradicionais. Com as personagens virtuais a interagir com a parede do palácio, entrarão também comboios de madeira, bailarinas, bonecos de pano ou robôs que preenchem o imaginário colectivo. Tudo num espectáculo colorido, com coreografias natalícias e ao ritmo de músicas da época. O espectáculo é da autoria e tem produção do atelier OCubo (responsável por outros espectáculos de video mapping natalícios que já passaram pelo Terreiro do Paço) e promovido pela Parques de Sintra (melhor empresa do mundo em conservação na edição de 2016 dos World Travel Awards) e da autarquia local.

No centro histórico da vila e no Parque da Liberdade viver-se-á o reino de Natal e o Terreiro da Rainha Dona Amélia do Palácio Nacional de Sintra recebe o mercado de natal oferecendo uma série de artigos natalícios.
Data: de 16 a 23 de Dezembro.
“A Incrível Fábrica do Natal”: entre as 18h e as 22h – os espectáculos acontecerão de hora a hora e terão a duração de 15 minutos.
Mercado de Natal: das 10h às 18h.

Vila Meã 

É um presépio especial este que se monta em Vila Meã, Carregal do Sal. Além do nascimento de Jesus, este presépio representa algumas das actividades mais características do meio rural em que se insere, algumas já desaparecidas, e alguns elementos da aldeia (escola, igreja, chafarizes, alminhas e ponte romana de Oliveira do Conde), recorrendo a figuras mecanizadas.
Largo de São Domingos
Data: 3 de dezembro a 15 de Janeiro 2017

Vila Nova de Famalicão

Depois de um milhão de leds se terem acendido no dia 25 de Novembro em Vila nova de Famalicão para receber o Natal, desde o dia 3 de Dezembro é a Praça D. Maria II que se transformou numa Aldeia Natal, concentrando toda a animação natalícia em torno de uma árvore de Natal com 15 metros de altura. A principal atracção é uma pista de gelo natural, que se junta à novidade que são as charretes para passeios e aos habituais carrosséis e comboio de Natal. Também aqui está montado o mercadinho de Natal, com 25 cabanas de madeira onde se instalam artesãos e associações do concelho com sugestões de presentes singulares e, como em anos anteriores, a cabana Solidária do Pai Natal será ponto de recolha de géneros alimentares e de higiene.

--%>