Fugas - restaurantes e bares

Um arroz de marisco em preparação na Flor do Liz.

Um arroz de marisco em preparação na Flor do Liz. Ricardo Silva

7 casas para saborear as 7 Maravilhas

Por Alexandra Prado Coelho

Alheira de Mirandela, Queijo Serra da Estrela, Caldo Verde, Arroz de Marisco, Sardinha Assada, Leitão da Bairrada e Pastel de Belém. Eis as 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa escolhidas por voto popular. Nós por cá, escolhemos sete locais para provar estas declaradas maravilhas.

Alheira de Mirandela

Alheiras Angelina
Lugar de Vale de Ague, Mirandela
Tel.: 278248884 |
www.alheirasangelina.com
Empresa familiar, fundada nos anos 90, especializou-se em enchidos regionais - salpicão, linguiça, chouriça doce. E, claro, a alheira de Mirandela, certificada como IG (Indicação Geográfica). A Alheiras Angelina tem padaria própria e é responsável por todo o processo de fabrico dos enchidos. Tem também uma pequena loja onde se podem comprar os produtos.

Queijo da Serra da Estrela

Queijaria do Germil
Germil, Penalva do Castelo
Tel.:
232611078
Carlos Lopes e a mulher, Maria do Carmo, produzem desde há mais de 20 anos o queijo da Serra da Estrela na Quinta do Patarrego, em Germil, onde têm também o seu rebanho com perto de 100 animais. Numa pequena loja vendem o Queijo da Serra da Estrela, produto DOP (Denominação de Origem Protegida), e também o requeijão feito com o soro do mesmo queijo. Os produtos da Queijaria do Germil só se vendem aqui.


Caldo Verde

Quinta do Prazo

Urgueira, Valença do Minho
Tel.: 251821230 |
quintadoprazo@mail.pt
A chefe da Quinta do Prazo é Amaya Guterres, filha de João Guterres, o homem responsável pela candidatura do caldo verde a maravilha da gastronomia. Sendo um prato minhoto, faz sentido que se prove o caldo verde de Valença, com a couve-galega da região. E era precisamente no Minho que, diz João Guterres, o caldo verde estava a desaparecer das ementas dos restaurantes. Agora que é maravilha, começa a ser recuperado.


Sardinha Assada

Ribeirinha do Sado
Av. Luísa Todi nº 586, Setúbal
O restaurante da Laura é uma instituição em Setúbal. Claro que há muitos sítios para se comer peixe grelhado, e em especial sardinhas assadas (na época delas, claro), mas a Ribeirinha do Sado é uma referência, pela excelente qualidade do peixe, acompanhado por migas, batata cozida e salada. E também pela simpatia da família que está à frente da casa.

Arroz de marisco

Marisqueira Flor do Liz

Av. Marginal Praia da Vieira, Vieira de Leiria
Tel.: 244695280

Na marginal da praia de Vieira de Leiria sucedem-se os restaurantes que servem arroz de marisco "à moda de Vieira". Há vários bons restaurantes, como O Cantinho do Mar, por exemplo. Mas a nossa escolha vai para a Marisqueira Flor do Liz, onde a Dona Albertina faz um excelente arroz de marisco, bem apurado, servido a ferver, e cheio de marisco. Uma dose para dois dá muito bem para três cheios de apetite.

Leitão da Bairrada

Churrasqueira Rocha

Travessa da Churrasqueira, Fonte Nova, Mealhada
Tel.: 231202357
| www.churrasqueirarocha.com
Horário: 12h às 22h (cozinha encerra das 15h às 19h). Folga à 2.ª depois das 15h e às terças entre Outubro e Junho; só à 3.ª de Julho a Setembro.
Aqui, em território da Bairrada, estamos rodeados por centenas de restaurantes a servir leitão da Bairrada. É muito difícil fazer uma escolha, mas a Churrasqueira Rocha é uma óptima opção. Com matadouro nas traseiras, o restaurante, que tem uma grande sala com bastantes lugares, consegue colocar o prato na mesa poucos minutos depois de o leitão ter saído dos fornos de lenha - estaladiço, quente e saboroso, acompanhado por batatas fritas (ou cozidas, como aconselham os especialistas), rodelas de laranja e espumante da região.

Pastel de Belém

Antiga Confeitaria de Belém

Rua de Belém n.º 84 a 92, Lisboa
Tel.: 213637423 | www.pasteisdebelem.pt
Das 8h às 24h (no Inverno até às 23h)

Só aqui se podem comer os verdadeiros pastéis de Belém (os que, reza a história, são feitos de acordo com a receita original que veio do Mosteiro dos Jerónimos, ali ao lado). Vende-se uma média de 20 mil pastéis por dia, e muitas vezes há fila à porta. Lá dentro há um espaço enorme, com várias salas, onde podemos sentar-nos a saborear os pastéis. Estes devem ser comidos ainda quentes, com açúcar em pó e canela.

--%>