Alheira de Mirandela
Alheiras Angelina
Lugar de Vale de Ague, Mirandela
Tel.: 278248884 | www.alheirasangelina.com
Empresa familiar, fundada nos anos 90, especializou-se em enchidos regionais - salpicão, linguiça, chouriça doce. E, claro, a alheira de Mirandela, certificada como IG (Indicação Geográfica). A Alheiras Angelina tem padaria própria e é responsável por todo o processo de fabrico dos enchidos. Tem também uma pequena loja onde se podem comprar os produtos.
Queijo da Serra da Estrela
Queijaria do Germil
Germil, Penalva do Castelo
Tel.: 232611078
Carlos Lopes e a mulher, Maria do Carmo, produzem desde há mais de 20 anos o queijo da Serra da Estrela na Quinta do Patarrego, em Germil, onde têm também o seu rebanho com perto de 100 animais. Numa pequena loja vendem o Queijo da Serra da Estrela, produto DOP (Denominação de Origem Protegida), e também o requeijão feito com o soro do mesmo queijo. Os produtos da Queijaria do Germil só se vendem aqui.
Caldo Verde
Quinta do Prazo
Urgueira, Valença do Minho
Tel.: 251821230 | quintadoprazo@mail.pt
A chefe da Quinta do Prazo é Amaya Guterres, filha de João Guterres, o homem responsável pela candidatura do caldo verde a maravilha da gastronomia. Sendo um prato minhoto, faz sentido que se prove o caldo verde de Valença, com a couve-galega da região. E era precisamente no Minho que, diz João Guterres, o caldo verde estava a desaparecer das ementas dos restaurantes. Agora que é maravilha, começa a ser recuperado.
Sardinha Assada
Ribeirinha do Sado
Av. Luísa Todi nº 586, Setúbal
O restaurante da Laura é uma instituição em Setúbal. Claro que há muitos sítios para se comer peixe grelhado, e em especial sardinhas assadas (na época delas, claro), mas a Ribeirinha do Sado é uma referência, pela excelente qualidade do peixe, acompanhado por migas, batata cozida e salada. E também pela simpatia da família que está à frente da casa.
Arroz de marisco
Marisqueira Flor do Liz
Av. Marginal Praia da Vieira, Vieira de Leiria
Tel.: 244695280
Na marginal da praia de Vieira de Leiria sucedem-se os restaurantes que servem arroz de marisco "à moda de Vieira". Há vários bons restaurantes, como O Cantinho do Mar, por exemplo. Mas a nossa escolha vai para a Marisqueira Flor do Liz, onde a Dona Albertina faz um excelente arroz de marisco, bem apurado, servido a ferver, e cheio de marisco. Uma dose para dois dá muito bem para três cheios de apetite.
Leitão da Bairrada
Churrasqueira Rocha
Travessa da Churrasqueira, Fonte Nova, Mealhada
Tel.: 231202357 | www.churrasqueirarocha.com
Horário: 12h às 22h (cozinha encerra das 15h às 19h). Folga à 2.ª depois das 15h e às terças entre Outubro e Junho; só à 3.ª de Julho a Setembro.
Aqui, em território da Bairrada, estamos rodeados por centenas de restaurantes a servir leitão da Bairrada. É muito difícil fazer uma escolha, mas a Churrasqueira Rocha é uma óptima opção. Com matadouro nas traseiras, o restaurante, que tem uma grande sala com bastantes lugares, consegue colocar o prato na mesa poucos minutos depois de o leitão ter saído dos fornos de lenha - estaladiço, quente e saboroso, acompanhado por batatas fritas (ou cozidas, como aconselham os especialistas), rodelas de laranja e espumante da região.
Pastel de Belém
Antiga Confeitaria de Belém
Rua de Belém n.º 84 a 92, Lisboa
Tel.: 213637423 | www.pasteisdebelem.pt
Das 8h às 24h (no Inverno até às 23h)
Só aqui se podem comer os verdadeiros pastéis de Belém (os que, reza a história, são feitos de acordo com a receita original que veio do Mosteiro dos Jerónimos, ali ao lado). Vende-se uma média de 20 mil pastéis por dia, e muitas vezes há fila à porta. Lá dentro há um espaço enorme, com várias salas, onde podemos sentar-nos a saborear os pastéis. Estes devem ser comidos ainda quentes, com açúcar em pó e canela.