No A380, sem voar
O cenário é todo adaptado do Airbus A380. Fica em Chongqing, China, e abriu na Primavera de 2012. Baptizado como Special Class tem, em 600m2, seis salas privadas que parecem prontas a levantar voo.
Couves & Preservativos
Chama-se Cabbages & Condoms e fica em Banguecoque. Parece paródia mas é muito a sério: o restaurante pertence à organização não-governamental tailandesa Associação para o Desenvolvimento da Comunidade e População e, enquanto serve copos e comidas, dedica-se a promover e chamar a atenção para a educação sexual e o sexo saudável. O facto de o empregado usar um preservativo gigante na cabeça exemplifica o que aqui se entende por chamar a atenção para o tema. Reuters
Jantar no céu
Dinner in the Sky é o nome do projecto e continua a viajar por todo o mundo, tendo até já passado por Portugal. É um restaurante absolutamente aéreo: a mesa é elevada a uns 50m de altura e serve umas duas dezenas de pessoas. Aqui, a refeição era especial, servida a 22 chefs belgas sobre Bruxelas.
Restaurante-wc I
É um fenómeno e os restaurantes de temática casa-de-banho multiplicam-se. Aqui, clientes jogam às cartas num restaurante de cenário wc em Shenzhen, província de Guangdong, China.
Restaurante-wc II
Xangai tem uma nova atracção gastronómica, um restaurante em que o cenário é uma casa de banho e a forma e apresentação da comida seguem o mesmo mote. Os mais sensíveis devem abster-se de, sentados numa sanita, saborearem o gelado de chocolate em forma de cocó... É mais uma sucursal da rede (de muito êxito) Modern Toilet.
Comida robótica
Um empregado-robô serve os clientes do Hajime, restaurante japonês em Banguecoque, Tailândia. A especialidade é o serviço, assegurado por robôs (quatro, no caso).
Restaurante "vermelho"
Os empregados vestem-se com uniformes da Guarda Vermelha, a casa exibe retratos de Mao Zedong. Não há que enganar, é o Clássico Vermelho. Fica em Pequim e baseia-se todo ele na Revolução Cultural chinesa (1966-1976) liderada por Mao. Banda sonora: canções e danças revolucionárias.
Escola primária, mesmo
O café Edelstein, em Tóquio, é uma escola com um "twist". Os empregados vestem-se de estudante ou professora de colégio. Mas a "professora" não larga os seus livros de banda desenhada homoerótica e o estudante não sai à rua sem gloss... Só se estuda uma matéria: como servir as clientes de forma satisfatória. É tudo baseado em universos de fantasia e erotismo manga... É um exemplo da abertura contínua de sítios no Japão todos baseados em fantasias e inspirados na BD.
Restaurante de gelo
Já conhecíamos os bares de gelo mas em Harbin, China, eis um restaurante todo feito de gelo. Fica na província de Heilongjiang e é parte do mega festival de esculturas de gelo e neve, tinha lugar para cem comensais. Temperatura ambiente: -4ºC.
A nu
Em Nova Iorque, propõem-se jantares anunciados como de "roupa facultativa". Se há espaços nudistas porque não uma noite gastronómica a nu em plena Grande Maçã?. O evento foi planeado como mensal, os clientes deixam toda a farpela à entrada. Duas regras essenciais: manda a lei que os empregados se mantenham vestidos e a clientela deverá trazer algo para proteger o traseiro (recomenda-se uma toalha).