Lixo pop-up
Há casos por todo o mundo e o designer Tony Hornecker tem passeado os seus restaurantes pop-up, erigidos subitamente a partir de materiais e madeiras apanhados pelas ruas. São um exito viral. Na fotogaleria, temos um exemplo visto em Berlim deste The Pale Blue Door. Mas ainda no Verão fez mais uma aparição, desta feita regressando a Londres.
O café dos gatos de Viena
O gato Luca é um dos cinco anfitriões deste café dos gatos, em Viena, Áustria. O café Neko (japonês para gato) demorou três anos a ser negociados com as autoridades austríacas (questões de segurança alimentar e saúde, sobretudo) mas abriu na Primavera de 2012 para alegria dos amantes de felinos. Fazem companhia aos clientes, pavoneiam-se e aceitam festas de quase toda a gente, escolhendo criteriosamente os colos que mais gostam. A clientela considera o sítio muito relaxante.
E o café dos gatos de Tóquio
Em Tóquio, não faltam cafés dos gatos. Na fotogaleria, passeamos pelo Calico. Já os bichanos passeiam-se por entre a clientela para recolher festas.
Restaurante do Cão
Fica em Pequim, chama-se Coolbaby. É um restaurante de cães. Mas, aqui, esqueça a ideia de que os cães em questão são matéria-prima... Pelo contrário, são as estrelas. Os donos podem levar os seus cães para o restaurante e, para os animais de estimação, há piscina, percurso de obstáculos ou recreio cheio de brincadeiras. Para os bichinhos, há ainda menus especiais.
Eles são as empregadas
No café Hibaritei de Tóquio, todos os empregados se vestem de meninas. Não é apenas um caso de travestismo, é todo um mundo de fantasia. O Hibaritei tem outra particularidade: vai mudando de morada e cenários quase sempre dentro do bairro de Akihabara, na capital japonesa.
Aurum e as moléculas
Começa pelas cadeiras de rodas e acaba nos pratos: o Aurum, em Singapura, serve uma cozinha considerada única, baseada na gastronomia molecular, utilizando experiências e técnicas científicas para criar sabores e pratos que se dizem únicos.
Big Brother e o futuro
Num restaurante da Universidade de Wageningen, Holanda, tudo parece tudo normal mas.. é um "restaurante do futuro". Ali, tudo o que se passa é filmado e estudado. É o verdadeiro restaurante Big Brother - não será coincidência que o programa televisivo do mesmo nome tenha sido desenvolvido pela companhia holandesa Endemol... Todas as escolhas, reacções e opiniões dos clientes são registadas para análise. Fazem-se testes de novos produtos, embalagens e designs.
Restaurante-Bolsa
Parece tudo "business as usual" mas repare-se na barra informativa onde correm preços: neste bar, o The Exchange, os preços variam segundo o mercado e dependem da procura. O "ticker" informa os preços das "acções" (leia-se pratos e bebidas) sempre a flutuarem.
Ataque cardíaco
Bem-vindos ao "Heart Attack Grill". Especialidade: hambúrgueres que "prometem" causar os mais diversos problemas à sua saúde. A escolha é sua. Chovem críticas, não faltam clientes. Aqui, o proprietário, Jon, mostra um quadrúplo cheeseburger que se vende sob o mote "bypass". Pelo menos dois clientes já tiveram, de facto, ataques cardíacos no local. Um contador conta, precisamente, os milhões de calorias já servidas...