Para lá da elegância e modernidade do espaço e decoração, no que ao conceito gastronómico diz respeito o principal destaque vai para a utilização - e promoção - do azeite e outros produtos típicos de Trás-os-Montes. Além de um menu de azeite, há também um de castanha e outro de caça, sendo que os clientes podem também adquirir alguns dos melhores e mais emblemáticos produtos regionais. Para lá de azeites, estão à venda enchidos, queijos, compotas, mel ou azeitonas.
Também no serviço à carta há consistente oferta de pratos de inspiração regional, com base na vitela, borrego, porco bísaro ou bacalhau, mas sempre segundo a cuidada e criativa interpretação do chefe Manuel Gonçalves.
Optámos pelo menu de azeite, que para lá do dito nos brindou com uma série de outras delícias locais e de temporada como cogumelos e legumes preparados com rara mestria.
Tudo começa com fatias torradas de pão regional, para degustação do azeite novo e pasta de azeitona, na companhia de alcaparras com cebola e azeitonas. A interessante percepção da evolução de cambiantes de aromas e sabores continua com umas sanchas silvestres em azeite, vinagre e flor de sal.
Como entrada, uns míscaros - de oliveira, imagine-se o requinte - salteados em alho e azeite, para acompanhar um crocante de alheira. Seguiu-se, como prato de peixe, o "estrondo de batata, bacalhau, azeite, alho rijado e malagueta, ou seja o popularíssimo bacalhau assado com azeite e alho, só que com um apuro e elegância de empratamento dignos de registo. Na mesma onda de elegância e apuro no trato culinário a "presa de poro ibérico grelhada, com puré de maçã e pimento avinagrado, para fechar com uma sobremesa que é um autêntico hino aos sabores locais: pudim de azeite com azeitonas em mel, gelado de azeite e míscaros de choupo confitados.
Apuro, elegância, técnica e suprema qualidade de produtos, que dificilmente se conseguem encontrar em qualquer outro local. Parabéns ao chefe Manuel Gonçalves e um muito obrigado ao empresário, pelo arrojo e ousadia de criar um espaço com estas características.
Nem tudo têm sido, no entanto, rosas nestes oito anos que o Flor de Sal já conta. O empresário queixa-se das dificuldades e entraves que não raro encontra para obter produtos certificados da região.
Também depois do sucesso, reconhecimento e fulgor dos primeiros tempos, o chefe não resistiu ao aliciamento de uma experiência no Brasil e a coisa tremeu. Ao que parece, nem tudo terá corrido pelo melhor para lá das ondas do Atlântico e a força e o carácter de transmontanos sobrepuseram-se aos acontecimentos.
Manuel Gonçalves e João Paulo Carlão são também amigos de longa data e foi neste Verão que decidiram pôr de parte orgulhos feridos e que tudo deveria voltar à forma original. Ainda bem, dizemos nós.
Flor de Sal. Parque Dr. José Gama, 348. 4370-430 Mirandela. Tel. 278 203 063 / 912 583 982. Aberto todos os dias. Estacionamento: Sim. Cartões: Aceita. Sala para fumadores: Não. www.flordesalrestaurante.com
Multimedia
Mais
Continuação: página 3 de 3