Os utilizadores do European 50 Best Restaurants têm um gosto especial pela cozinha do chefe Vítor Matos. Na edição anterior, o Largo do Paço já tinha conquistado o 3.º lugar na votação online proposta por este guia online dos melhores restaurantes. Agora, e por fim, conquistou a liderança do top de 2013, deixando para trás o italiano Osteria Francescana de Massimo Bottura (2.º), o espanhol Celler de Can Roca (3.º, considerado o "melhor restaurante do mundo") ou o dinamarquês Noma (4.º, ex-"melhor restaurante do mundo"), entre muitas casas de renome internacional.
O Largo do Paço, que detém uma estrela Michelin, é considerado um dos restaurantes mais conceituados do país e tem-se destacado, particularmente, pelos seus chefes: antes de Vítor Matos, chefiaram a cozinha profissionais como José Cordeiro (que depois do Feitoria abriu casa com nome próprio no Terreiro do Paço lisboeta) e Ricardo Costa (actualmente à frente do restaurante do The Yeatman).
A cozinha do restaurante da Casa da Calçada (luxuoso hotel de charme com chancela Relais & Châteaux em complexo do séc. XVI), segundo o seu chefe, assenta em "quatro pilares chave, todos com a mesma importância": "As influências como um conjunto de memórias", "a qualidade dos produtos" (tentando sempre que "sejam regionais"), "a vertente sensorial", "as técnicas e a tecnologia". Em resumo, nas palavras de Vítor Matos, um "projecto de cozinha cultural, moderna e evolutiva".
A distinção agora conseguida nesta votação popular vem mesmo a tempo de ser celebrada na reabertura do restaurante e hotel, encerrados desde o início do ano para "renovações": o hotel reabre dia 20 e o Largo do Paço no dia 22.
No top final de 2013 encontram-se apenas mais duas estrelas portuguesas mas em lugares cimeiros: o Furnas do Guincho, por Cascais e com boas vistas para o Atlântico, conquistou o 11.º lugar; já o lisboeta Belcanto, capitaneado pelo chefe José Avillez, atingiu o 18.º posto.
O European 50 Best.com pretende ser "o derradeiro guia de restaurantes online, baseado numa premissa simples -- que as opiniões partilhadas de milhares de consumidores ávidos com experiências reais são inerentemente mais precisas que as opiniões de apenas um ou dois críticos", resumem no site.
O top é votado online ao longo do ano - sendo que só é permitido um voto a partir de cada computador - com a posição de cada restaurante na lista a mudar em tempo real conforme as votações.