Fugas - restaurantes e bares

  • O Eleven, em Lisboa, é a estrela Michelin desta Restaurant Week.
    O Eleven, em Lisboa, é a estrela Michelin desta Restaurant Week. Ricardo Silva
  • Zambeze, Lisboa, no topo do prédio do silo automóvel do Mercado do Chão do Loureiro
    Zambeze, Lisboa, no topo do prédio do silo automóvel do Mercado do Chão do Loureiro José Fernandes
  • Furnas do Guincho
    Furnas do Guincho Miguel Manso
  • Assinatura, em Lisboa
    Assinatura, em Lisboa Miriam Lago
  • Can the Can, conservas e mais, em Lisboa
    Can the Can, conservas e mais, em Lisboa DR
  • O clássico restaurante do hotel Lawrence's em Sintra
    O clássico restaurante do hotel Lawrence's em Sintra DR
  • Jockey Club, em Lisboa
    Jockey Club, em Lisboa DR
  • Portucale, Porto
    Portucale, Porto DR
  • O Astória, do Intercontinental Porto Palácio das Cardosas
    O Astória, do Intercontinental Porto Palácio das Cardosas Nelson Garrido
  • Góshò
    Góshò Fernando Veludo/Nfactos
  • Casa da Música
    Casa da Música Paulo Pimenta
  • Porto Novo (hotel Sheraton, Porto)
    Porto Novo (hotel Sheraton, Porto) DR
  • Castas e Pratos (Peso da Régua)
    Castas e Pratos (Peso da Régua) Maria João Gala
  • Arcadas, na Quinta das Lágrimas em Coimbra, do chefe Albano Lourenço
    Arcadas, na Quinta das Lágrimas em Coimbra, do chefe Albano Lourenço DR

Portugal Restaurant Week: Menus a 20 euros em "mais de cem restaurantes de luxo"

Por Fugas

Casas de topo garantem menus especiais de 26 de Fevereiro a 8 de Março. Lisboa e Porto dominam a lista. Nesta edição vai ser também revelado o top 10 dos restaurantes aderentes.

Eleven e a sua estrela Michelin (que, entretanto, voltou a abrir reservas mas costuma esgotar rapidamente), Assinatura, o novo Lisboète, Furnas do Guincho, Nobre, Palácio de Seteais, Arola (Penha Longa) ou Lawrence's de Sintra. São algumas das casas do distrito de Lisboa da 3.ª edição da Portugal Restaurant Week (PRW), dominada, precisamente por mesas alfacinhas e da região: nesta, ficam umas oito dezenas do total de casas participantes.

Já o distrito do Porto está presente com cerca de três dezenas: entre os aderentes, contam-se o Astória, o Góshò, DOP, Egoísta (entretanto esgotado), DeCastro Gaia, Book ou o D. Tonho e a Casa da Música. Pelo resto do país, há ainda alguns participantes em mais dez distritos - incluindo o Castas e Pratos em Peso da Régua, Arcadas da Quinta das Lágrimas em Coimbra ou o São Rosas em Estremoz.

Como é já habitual, esta "semana dos restaurantes" também vai durar mais que uma semana: o período oficial é de 26 de Fevereiro a 8 de Março (na verdade, para clientes do banco parceiro do evento - o Millenium -, até dura mais tempo, já que têm direito a uma "semana exclusiva", de 19 a 25 de Fevereiro.

Quanto ao conceito da Restaurant Week, este continua inalterado: "a democratização do acesso à restauração de luxo, a dinamização das receitas das cidades e restaurantes através da promoção do fluxo de consumo e turismo interno, e a contribuição para causas de responsabilidade social", resume a organização em comunicado.

Também o preço se mantém sem alterações: cada menu de autor (composto por entrada, prato principal e sobremesa) custa sempre 20 euros, sendo que um euro reverte a favor de instituições de solidariedade social - desta vez, para a Mulheres de Vermelho, Acreditar e Operação Nariz Vermelho.

No site oficial já é possível reservar restaurantes e verificar os menus propostos por cada um.  As reservas para a PRW - com, garante a organização, "mais de 100 restaurantes de luxo" - podem também ser feitas no site do guia de restaurantes BestTables (responsável pela organização desta 3.ª Portugal Restaurant Week) e via telefone (212490000, diariamente das 10h às 22h30). Há ainda uma aplicação (BestTables, para iPhone ou Android) que permite aceder à informação e reservar.

As "restaurant weeks", que se realizam em várias partes do mundo desde 1992, já são bem conhecidas em Portugal (onde até agora tinham sido sempre organizadas pela empresa Sabor do Ano), especialmente nas suas versões "distritais": em Lisboa já houve 12 edições e no Porto 11, mas também já houve "semanas" destas dedicadas exclusivamente a outros pontos do país (casos de Loulé ou Cascais) - no total, contam-se três dezenas de edições do evento e, informa a organização, já foram servidas "mais de 210 mil refeições" que permitiram atribuir "mais de 210 mil euros solidários".

Nesta edição, a novidade passará pela elaboração de um top 10 dos melhores restaurantes aderentes, com "base na adesão aos restaurantes por parte dos consumidores": a "eleição vai ser da exclusiva responsabilidade dos consumidores porque as suas preferências serão avaliadas através do número de reservas".

--%>