"Se está à procura do melhor" que o Porto tem para oferecer "então experimente o Café Santiago ou a Cufra". Para o The Culture Trip, que se dedica a dar dicas do melhor do mundo aos viajantes, estas são as duas direcções essenciais para provar um dos "dez melhores sabores locais" europeus.
Nos últimos anos, a Francesinha tem recebido as mais variadas distinções - uma das mais célebres foi a de uma das dez "melhores sanduíches do mundo" pelo Aol Travel - e, esta agora, volta a fazer com que se tornem virais na Net as suas qualidades.
Não sendo propriamente um dos sites de viagens mais conhecidos, ao Culture Trip, britânico de origem, não faltam forças: está repleto de artigos com boas ideias e conhecimentos in loco (garantem), tem cerca de 200 mil fãs no Facebook e, segundo o site, contam com mais de milhão e meio de leitores por mês. Já foi destacado com um prémio de site do ano em 2014 no Reino Unido para artes e cultura, entrou na lista de 2014 de "empresas tecnológicas do Reino Unido a seguir" e em tops Travel & Arts de 2012 do Guardian e The Times.
Para além da Francesinha, no top 10 dos sabores escolhidos pelo Culture Trip que valem a viagem, encontram-se monumentos gastronómicos populares e conhecidos em todo o mundo como as "waffles" belgas (sugerem Antuérpia), a pizza de Nápoles, a cerveja em Munique, o vinho do Piemonte, Langhe (Itália), o chocolate belga, a paelha espanhola (Valência), o goulash húngaro, trufas da Croácia (Istria) ou... cachorros-quentes da Islândia (está tudo explicado aqui).
O site aponta apenas dois locais para saborear a Francesinha, mas, claro, a cada fã da Francesinha a sua sentença e não faltam a Norte casas para saborear esta maravilha gastronómica: veja aqui algumas escolhas de leitores da Fugas ou de figuras conhecidas da região - entre as mais referidas, para além da Santiago e da Crufra, contavam-se nomes como Capa Negra, Porto Beer, Gambamar, Bufete Fase, a Regaleira ou DOP.