Foram anos de obras, avanços e recuos, mas, a partir de sábado, 16 de Maio, o Porto tem uma nova discoteca (bar, restaurante, club...) e num edifício carismático, alvo de renovação completa. Inaugurada com festa privada de arromba na sexta-feira, a Kasa da Praia marca a chegada ao Porto do grupo K, que gere vários espaços em Lisboa, quase todos marcados pelo estilo imposto pela letrinha K usada nos nomes de baptismo (da antiga Kapital ao Kremlin ou Kais e K Urban Beach).
A nova discoteca portuense ocupa o antigo edifício da sub-estação de abastecimento de energia dos eléctricos, na Praia Internacional do Porto, e que nos anos de 1980/90 acolheu o Colégio Luso Internacional.
O projecto de renovação do espaço é da autoria do arquitecto Filipe Oliveira Dias, que morreu em Outubro. Ao longo de mais de uma década, a Kasa da Praia, que deverá representar um investimento superior a cinco milhões de euros, foi sofrendo vários atrasos nos seus planos, entre questões como a tutela do Património ou de licenciamento com a autarquia.
Agora, será discoteca para dançar noite fora mas também incluirá restaurante e bar ou uma zona VIP e lounge.