Fugas - restaurantes e bares

José Avillez no Belcanto

José Avillez no Belcanto Miguel Manso

Restaurante de Avillez entre os 100 melhores do mundo

Por Fugas

Belcanto junta-se a Vila Joya na conceituada lista. World’s 50 Best Restaurants revelou os classificados entre os 51.º e 100.º lugares.

A poucos dias da gala onde serão anunciados os 50 melhores restaurantes do mundo, votados por quase mil profissionais, a World’s 50 Best Restaurants adiantou as cozinhas que quase entraram para a selecção de ouro.

Fica-se já a saber que José Avillez consegue mais uma conquista, com a entrada directa do seu Belcanto, uma casa com mais de meio século de história que o chef renovou e reabriu em 2012, para o 91.º lugar. Em 2014, o Belcanto garantiu também a Avillez duas estrelas Michelin, tornando-o o primeiro chef português a receber tal distinção em Portugal.

Este restaurante alfacinha localizado no operático largo de São Carlos junta-se assim ao Vila Joya, a única outra presença de um restaurante localizado em Portugal nesta lista B dos World’s 50 Best Restaurants. No caso do Vila Joya, porém, há menos razões para celebrar, já que o restaurante de Albufeira liderado pelo chef Dieter Koschina – e com duas estrelas Michelin – regista uma queda acentuada: em 2012, foi a primeira casa de Portugal a entrar para a lista; em 2013, conquistava o 37.º lugar; e, no ano passado, tinha ascendido a 22.º melhor do mundo.

Entre os destaques desta lista 51-100, que inclui casas em 24 países, a World’s 50 Best Restaurants salienta a expressiva subida do madrileno Diverxo, que passa do 94.º posto para o 59.º.

No ano passado, o restaurante Noma de Copenhaga (pela quarta vez) foi declarado o melhor restaurante do mundo neste "barómetro das melhores experiências gastronómicas", ranking que resulta dos votos de 972 "líderes internacionais da comunidade da restauração", uma academia que se divide por 27 regiões pelo mundo, cada uma com 36 membros, entre chefs, críticos, empresários ou jornalistas de gastronomia.

A lista de 2015 com os 50 melhores será divulgada a 1 de Junho numa cerimónia a decorrer em Londres.

--%>