Coração de Boi
Grandes e carnudos, com poucas sementes e pouco ácidos, existem por todo o mundo com algumas diferenças. Maria José explica que cada país e cada região diz ser o berço do Coração de Boi original. Há-os do Japão, da Rússia, da Jugoslávia, do Alentejo, e de muitos outros lugares. No Poial, cultivam-se vários Corações de Boi diferentes.
Costoluto Fiorentino
É uma variedade tradicional italiana que se reconhece facilmente pela forma, que faz lembrar pequenos gomos muito juntos.
Maliniak Framboesa
É um tomate polaco, que quando amadurece ganha uma cor que lembra a framboesa.
Evergreen
Como o nome indica é um tomate que, mesmo depois de maduro, mantém a cor verde.
Marmande
Grande e suculento, é um clássico dentro da variedade Beefsteak e óptimo para saladas.
Azul
Pequeno e redondo, tem uma intensa cor azul escura, mas mantém sempre uma zona com uma mancha de cor mais clara. Parece uma ameixa e nasce em cacho.
Zebra
Há também vários tipos de tomate Zebra, negros vermelhos, verdes. A pele é listada, com finas listas verdes, que mantém mesmo depois de maduro, fazendo lembrar a casca da melancia.
San Marzano
Variedade italiana, é um grande clássico, usado sobretudo para as pizzas e as massas. Doce e com pouca acidez, tem uma forma comprida, quase cilíndrica, e é considerado por muitos chefs como um dos melhores tomates do mundo
Cherokee Chocolate
Tal como outras variedades, também o Cherokee é identificado pelas diferentes cores que pode ter. Sumarento e doce.
Rose de Berne
Maria José diz que é um dos seus favoritos porque “tem um sabor intenso sem acidez”.
Raisin Vert (ou Uva Verde)
entramos no universo dos tomates pequenos, geralmente bastante doces, que também existem em cores diferentes, neste caso o verde.
Cereja Framboesa
É outro tomate da família dos cherry, que se pensa já existirem no México no tempo dos aztecas, mas que foram adaptados às necessidades actuais para oferecer um tomate de snack.