Fugas - restaurantes e bares

DR

Continuação: página 3 de 3

A universidade dos chefs de cozinha (e não só)

Goucha explica que ao longo do master tem que se construir o projecto proposto por módulos (marketing, comunicação, produção, finanças, logística, recursos humanos). Em Fevereiro teve de apresentar o primeiro draft e em Junho o projecto final. “É um master muito prático e exigente. Se não se trabalhar não se consegue chegar ao fim e montar o business plan”, comenta.

O português confessa que ia receoso porque há muitos destes cursos que “são uma fantochada”. Porém, as expectativas foram ultrapassadas graças aos profissionais com que se cruzou: “ Gente altamente profissional” que “está na crista da onda” e que “tem paixão”.

Nuno Goucha levou finalmente os conhecimentos à prática e abriu, em Setembro último,  em Madrid, o Atlantik Corner, um restaurante de cozinha atlântica de inspiração portuguesa, com um toque contemporâneo (o nome teve mais a ver com questões de registo do que outra coisa). Quando lhe perguntamos se o curso foi fundamental para essa concretização, responde que sim, que de outra forma não teria sido possível montar o projecto em apenas dois meses. “É que, além dos conhecimentos que o curso passa, há toda uma rede de contactos importantes que se estabelecem.” Conta ainda que se não tivesse passado por ali “teria sido uma loucura abrir um restaurante”. O ramo negocial é complexo e a gestão “é cada vez mais importante, dado que este é um negócio de cêntimos”.

Nuno não conseguiu atrair cozinheiros portugueses para o restaurante e acabou por contratar um galego, o que acaba por se enquadrar no projecto. Quando a ideia surgiu queria abrir um conceito que fosse flexível. “Se falo de Atlântico, posso falar de Portugal, mas também da Galiza, do Brasil, ou de África. É mais abrangente e rico e se desse errado poderia sempre adaptar-se.”  Nos cerca de dois meses que leva aberto, já recebeu vários elogios da imprensa local, que o deixam contente, mesmo que não esteja ainda totalmente satisfeito com a textura do bacalhau à Brás do seu cozinheiro galego.

Basque Culinary Center
Paseo Juan Avelino Barriola, 101 20009 San Sebastián, Espanha
Tel.: +34 902 540 866
Email: curso@bculinary.com
www.bculinary.com

Restaurante Atlantik Corner
Calle Ventura de la Vega 11 y 13, Madrid
Tel: +34 910 71 72 45
Email:ngoucha@atlantikcorner.com

--%>