E David Muñoz não só conseguiu a terceira estrela no curto espaço de seis anos como o fez também com uma cozinha surpreendente e criativa, que foge a cânones ou tradições. Normalmente caracterizada pela força de sabores, intensidade e complexidade, a cozinha de Muñoz brilha hoje no mais alto do firmamento espanhol.
Um brilho que, pelos vistos, vai reflectir também trabalho e criatividade portugueses. A presença no Yeatman no domingo deveu-se apenas à coincidência de nesse dia o chef do DiverXO se ter deslocado ao nosso país para visitar a Vista Alegre com o objectivo, claro, de escolher louças para o seu restaurante.
“Estou à procura de louças bonitas para que possa fazer pratos ainda mais bonitos”, disse, de fugida, quando lhe perguntámos sobre os objectivos da sua passagem pela Vista Alegre. O cozinheiro despedia-se com a mesma pressa dos colegas, a um ritmo constantemente marcado pela equipa de assessores que o acompanha por todo o lado. Há muito que em Espanha a cozinha está para além dos tachos e fogões.