Fugas - restaurantes e bares

  • Paulo Barata
  • Paulo Barata
  • Paulo Barata
  • Os chefs, da esquerda para a direita: Matteo
Ferrantino (Vila Joya, Algarve), Henrique Sá Pessoa
(Alma, Lisboa), Pedro Pena Bastos (Esporão,
Alentejo), Maria João Malheiro (Confeitaria do
Alvor), João Oliveira (Vista, Praia da Rocha,
Portimão), Leonardo Pereira (ex-Areias do Seixo)
e Manuel Maldonado (projecto Ostraria)
    Os chefs, da esquerda para a direita: Matteo Ferrantino (Vila Joya, Algarve), Henrique Sá Pessoa (Alma, Lisboa), Pedro Pena Bastos (Esporão, Alentejo), Maria João Malheiro (Confeitaria do Alvor), João Oliveira (Vista, Praia da Rocha, Portimão), Leonardo Pereira (ex-Areias do Seixo) e Manuel Maldonado (projecto Ostraria) Paulo Barata

Continuação: página 3 de 3

Boga, tainha e champanhe?

Todo o jantar – era essa também a provocação – foi acompanhado por champanhe de duas casas, a Philippe Gonet e a Bertrand Devavry. Quer no caso quer no outro, champanhes muito gastronómicos, e muito diferentes entre eles, que o sommelier Miguel Martins combinou com cada um dos pratos.
E a noite dos peixes pobres e dos champanhes ricos terminou com a abertura de uma garrafa muito especial: uma Matusalem (seis litros) Cuvée Carbon da casa Bertrand Devavry. Foi alta cozinha com boga e tainha.

Um hotel num palacete de 1918

O areal da Praia da Rocha e o mar estendem-se à frente do hotel Bela Vista e da varanda do seu restaurante, o Vista. O palacete em que está instalado, sobre uma falésia, é de 1918, chamava-se inicialmente Vila de Nossa Senhora das Dores e pertencia ao industrial das conservas António Júdice de Magalhães de Barros.
Depois de um período em que esteve abandonado foi recuperado em 1934 e abriu como hotel em 36. Hoje tem como proprietária Natália Proença de Carvalho, de uma das famílias ligadas à história da hotelaria em Portugal, nomeadamente à fundação da Torralta.  

O Bela Vista, que tem 38 quatros e suites, piscina e um spa ligado à marca francesa L’Occitane, teve obras de remodelação há quatro anos e desde o ano passado faz parte da Relais & Châteaux, rede de hotéis de charme que, entre outras coisas, têm em comum a importância que dão à alta cozinha.

Desde o início de 2015 que o Bela Vista tem à frente da cozinha João Oliveira, de 28 anos, que trabalhou com Ricardo Costa no The Yeatman (uma estrela Michelin), tendo também passado pelo Vila Joya (duas estrelas). O menu de três pratos tem o preço de 67 euros, o de quatro 87 euros, e o menu de degustação completo custa 115 euros.

A praia a seus pés

Bela Vista Hotel & Spa
Av. Tomás Cabreira,
Praia da Rocha, Portimão
Tel.: 282460280
hotelbelavista.net 

--%>