Fugas - restaurantes e bares

  • Sopa Etruria
    Sopa Etruria" de Alessandro Negrini CatarinaPires@clementinethings
  • "Pedras Vivas" de João Rodrigues CatarinaPires@clementinethings
  • Pimentos crocantes de Alessandro Negrini
    Pimentos crocantes de Alessandro Negrini CatarinaPires@clementinethings
  • Sapateira, flor de limoeiro e nage com manteiga de Espresso Leggero de João Rodrigues
    Sapateira, flor de limoeiro e nage com manteiga de Espresso Leggero de João Rodrigues CatarinaPires@clementinethings
  • Pregado, carabineiro do Algarve e espargos brancos de João Rodrigues
    Pregado, carabineiro do Algarve e espargos brancos de João Rodrigues CatarinaPires@clementinethings
  • Presa de porco alentejano, molho de morcela e coração de alface grelhado com pasta de pimentos curados em sal de João Rodrigues
    Presa de porco alentejano, molho de morcela e coração de alface grelhado com pasta de pimentos curados em sal de João Rodrigues CatarinaPires@clementinethings
  • Alcachofra, caramelo salgado e cerveja vermelha de Alessandro Negrini
    Alcachofra, caramelo salgado e cerveja vermelha de Alessandro Negrini CatarinaPires@clementinethings
  • Tirami-sud de Alessandro Negrini
    Tirami-sud de Alessandro Negrini CatarinaPires@clementinethings

Continuação: página 2 de 2

Há uma sopa e sobremesas de duas estrelas no Feitoria

E Alessandro Negrini levanta-se para explicar a sua sopa “Etruria” de legumes da época, trigo ferro da Toscânia, ervas aromáticas e flores de funcho desidratadas. O funcho há em todo o Mediterrâneo e ajuda a sentir os sabores dos outros vegetais, salienta o chef italiano. Para acompanhar, Figuinha sugere um Covela Reserva (2013), da região dos vinhos verdes.  

De seguida há um prato espectáculo, João Rodrigues antecipa o que acontecerá durante o jantar. Irá entrar na sala do restaurante e terminará de o fazer enquanto este será posto à frente de cada cliente. Trata-se de um pregado, com carabineiro do Algarve e espargos brancos. Ao fundo da sala, há uma prensa de prata, antiga, que terá servido para esmagar os ossos de pato num tradicional prato francês no primeiro Altis – “é uma peça de museu”, assegura Sofia Nobre da comunicação do hotel. Agora vai ser usada para esmagar cabeças de carabineiro e completar o prato. Em pequenos tachinhos, Rodrigues e os seus ajudantes percorrem a sala e regam o prato. Uma delícia que é acompanhada com um Dona Florinda (2013), da Quinta de Coura.

Segue-se mais um prato encenado. Para este vão ser espalhados pela sala pedras de carvão a fumegar com gordura de porco. O cheiro remete para as tradicionais matanças e o prato é de presa de porco alentejano, com molho de morcela e coração de alface grelhado com pasta de pimentos curados em sal. A ideia é simples: uma crítica a quem sobrepõe os vegetais à carne. É que é o coração de alface que ganhou, devido ao tempero, o sabor do porco, conta Rodrigues. O escanção escolheu um tinto da Bairrada, Poço do Lobo Reserva (2012).

A sugestão para as sobremesas é um Madeira Cossart Gordon Bual de dez anos e um Nespresso Ristretto servido em copos.

E agora é a vez de Negrini brilhar com uma sobremesa de alcachofra, caramelo salgado e cerveja vermelha. O chef entrará na sala acompanhado por Rodrigues. O italiano explica que para usufruir deste prato há que comer tudo, ao mesmo tempo, por a colher a direito, insiste, para sentir o doce, o salgado, o amargo. Confirma-se. Esta proposta funciona como uma antecâmara para a sobremesa estrela do mesmo chef: “Tirami-sud”, um tiramisu (um doce que nasceu no Norte de Itália, em Veneza), com ingredientes do Sul: creme de marcarpone e iogurte, biscoito de Ristretto, ricota aromatizada com bergamota e alcaparras da Sicilia confitadas em mel.

Para terminar um típico chocolate de Turim. “Finito”, conclui Negrini. As palmas das equipas da sala e da cozinha ecoam e voltam a ouvir-se ao final da noite, cinco horas depois, desta vez, dos clientes do Altis e da Nespresso que foram convidados para este jantar.

Até ao dia 27 este menu exclusivo vai estar disponível noFeitoria e custa 95 euros por pessoa, sem bebidas incluídas.

 

Feitoria Restaurante & Wine Bar
Altis Belém Hotel & Spa
Doca do Bom Sucesso
1400-038 Lisboa

Tel.: 210400208
reservationsbelem@altishotels.com
Horário: Segunda a sábado ao jantar, 19h30 - 23h
www.restaurantefeitoria.com

--%>