O restaurante Belcanto, de José Avillez, em Lisboa, subiu do 91.º lugar para o 78.º da cada vez mais mediática lista The World’s Best Restaurants. Os lugares entre 51 a 100 foram anunciados esta terça-feira e o Vila Joya, em Albufeira, que no ano passado ocupava o 98º lugar, não surge nesta lista.
No próximo dia 13 serão anunciados, na cerimónia oficial que acontece pela primeira vez Nova Iorque (até aqui realizava-se em Londres), os 50 primeiros lugares. A lista agora tornada pública inclui 15 restaurantes que entram pela primeira vez no top, entre os quais o Epicure, em Paris, França (lugar 69) e The Jane, em Antuérpia, Bélgica (54.ª posição).
Há também alguns restaurantes brasileiros em destaque neste grupo dos 51-100: o Maní, de São Paulo (que ocupa o lugar 51, tendo caído em relação a 2015, ano em que ocupou o 41.º), o Lasai, de Rafa Costa e Silva, no Rio de Janeiro (que entrou para o lugar 64).
Para além do Maní, outros seis restaurantes caíram dos 50 primeiros lugares para a segunda metade da lista, entre eles The French Laundry, de Thomas Keller, na Califórnia (de 50.º para 85.º).