Fugas - restaurantes e bares

A loja no centro de Matosinhos abriu em Outubro de 2015

A loja no centro de Matosinhos abriu em Outubro de 2015 Diogo Baptista

Quinta do Paço abre em Lisboa

Por Mara Gonçalves

A histórica loja portuense chega à capital portuguesa depois de se ter estendido ao centro de Matosinhos no ano passado. Quase centenária, a Leitaria da Quinta do Paço abre em Lisboa a 16 de Setembro.

O anúncio foi feito em Abril. A quatro anos de celebrar o centenário, a histórica leitaria e pastelaria de fabrico próprio decidiu levar as receitas dos famosos éclairs, bolos, queijos e chantilly para Lisboa e inaugurar a primeira loja a Sul. Agora há data oficial: as portas abrem-se esta sexta-feira.

A nova morada é, porventura, já conhecida de muitos alfacinhas, particularmente dos noctívagos que ali rumavam para forrar os estômagos regados na madrugada. Desde os anos de 1950, que o número 53 da Avenida João XXI (a meio caminho entre a sede da Caixa Geral de Depósitos e o cruzamento com a Av. de Roma) era ocupado por uma padaria, onde se matava a fome com pães e bolos pela noite (e dia) dentro.

A traça original do espaço foi preservada na área onde agora ficará o salão de chá, mas o cheiro do pão a sair do forno vai dar lugar aos aromas doces dos éclairs acabados de fazer, do chantilly a ser batido para rechear a massa fofa e dos cremes que coroam os bolos alongados. Tudo é produzido diariamente na loja, de forma artesanal e seguindo as receitas originais da casa, numa zona de fabrico “à vista” dos clientes.

Além dos éclairs, actual ex-libris da marca, a Leitaria da Quinta do Paço vai manter o legado histórico da “venda a peso ao balcão” na loja alfacinha. Aqui, os laticínios ganham destaque: manteiga tradicional e recentes variantes aromatizadas, queijos de Trás-os-Montes e do Minho, requeijão e chantilly. Mas também haverá “uma ampla selecção de bolos por encomenda”, adiantam em comunicado.

Esta será a quinta loja - a primeira fora do Grande Porto. Fundada em 1920 como fábrica de leite em Paços de Ferreira, a marca começou a diversificar a oferta, produzindo lacticínios, como manteiga, queijos e chantilly. A primeira loja surgiu na Praceta Guilherme Gomes Fernandes, na Baixa do Porto, nos anos de 1950, e cedo o creme branco adocicado passou a rechear éclairs de produção artesanal.

Nos últimos três anos, a Leitaria da Quinta do Paço ganhou novo fôlego. E novas lojas. Primeiro no Mercado do Bom Sucesso, na Boavista. Depois em Matosinhos – no Norteshopping e, desde Outubro de 2015, no centro da cidade, na Rua Brito Capelo. Agora, a quatro anos de celebrar o centenário, ruma pela primeira vez a Sul.

--%>