Fugas - restaurantes e bares

HUGO SANTOS

Continuação: página 2 de 2

Vítor Matos leva constelação de sabores aos Caminhos do Romântico

Do Algarve à Galiza mais a Norte, na Costa da Morte, com Fernando Agrasar, uma estrela no restaurante As Garzas e uma velha cumplicidade com Vítor Matos na exploração de sabores e tradições locais. O robalo da costa apresentou-se dentro de um intrigante cone transparente (açúcar isomalte) de forma a preservar os aromas e fumo de alecrim. A roçar a genialidade na combinação da delicadeza marinha do peixe com os aromas e sabores rústicos do fumado, pinhões tostados e envolvente marmelada de pimento Hebrón (sim, que os de Padrón serão já um sucedâneo).

Perfeita a subida às serranias e ambientes de caça com o chef da casa a apresentar o veado numa envolvente multiplicidade de sabores, que é, afinal, a sua imagem de marca. Todos afinados, todos afirmativos e complementares. Carne macia, suculenta e saborosa, moleja, foie gras caramelizado, trompetas da morte, beterraba e alcachofra de Jerusalém. Um exercício exemplar de domínio dos sabores, numa conjugação perfeita com a elegância do Charme 2014, um vinho tinto que pareceu feito à medida daquele naco de carne de veado.

Quanto a vinhos, o MR Premium Rosé 2014 lidou com a cavala; a acidez levada à vieira pediu o champanhe Blanc de Blancs da casa Ruinart; o franguinho e lavagante azul, o Principal Grande Reserva Branco 2011; Vinha de Saturno Branco 2010 da Herdade Monte da Cal, para a raia; e o Palácio da Brejoeira Alvarinho 2006 para os aromas fumados do robalo.

Nas sobremesas, Eurico Castro trouxe uma das ousadias que pratica no restaurante Porta, em Bragança. Pudim de castanha e espuma de maçã verde, que enquadrou de forma impecável com o Colheita 2003 Dalva Moscatel Douro, um requintado blend que leva a assinatura de Vítor Matos.

Coube ao criativo Francisco Gomes, A Colonial, fechar com chave de ouro e o seu “Luar Danado”. Vistosa composição emulando o venenoso cogumelo vermelho de salpicos brancos à base de morango, apoiado em merengue, fundo crocante, gelado e framboesas. Com o fabuloso Dalva Golden White 1963 se encerrou a noite comemorativa.

Antiqvvm
Rua de Entre-Quintas, 220
4050-240 Porto
Tel. 226 000 445 / 912 024 754
Cozinha de autor
Estacionamento próprio
Fechado às segundas e jantar de domingo
www.antiqvvum.pt

--%>