Seguimos para o Martim Moniz em busca de especiarias. Entre sabores indianos e chineses, várias coisas entram no saco. Vão juntar-se a muitos produtos que Z descobriu durante uma visita, na segunda-feira, ao Lugar do Olhar Feliz, no Alentejo, onde existe uma imensa colecção de citrinos, ervas e romãs que deixou o chef encantado.
Última paragem do dia, o Mercado 31 de Janeiro, perto do Saldanha, onde fomos recebidos por Açucena Veloso, transbordante de simpatia junto às suas bancas de peixe. Upss, por momentos a identidade secreta que tanto nos esforçamos por proteger parece estar comprometida porque, a falar com Açucena, estão outros dois chefs portugueses. As selfies são inevitáveis mas acontecem por entre várias promessas de que ninguém divulgará identidades. É preciso esperar por quinta, não há nada a fazer.
Z vai voltar para o Loco e testar receitas. O outro chef mistério também anda por aí, mas a Fugas só irá encontrá-lo esta quarta-feira para perceber o que se cozinhará no Belcanto enquanto Avillez andar por… bom, sabe-se lá por onde.
Para quem quiser ficar a conhecer quem são os 40 chefs do Gelinaz, há uma página online na qual é possível ir acompanhando os bastidores de toda a operação. Cada cozinheiro, cada equipa anfitriã em cada país e ainda os jornalistas que os acompanham vão postando imagens e pequenos comentários.
A dificuldade é fazê-lo não revelando nada que possa levar a conclusões sobre quem é o chef que está onde. Quanto a estes, a dificuldade é ainda maior: têm que fazer posts sem revelar em que país se encontram. O resultado é muitas vezes divertido e, quem tiver vocação para detective, pode sempre procurar pistas para tentar resolver o mistério.