Fugas - restaurantes e bares

Miguel Manso

Ericeira tem o melhor pastel de nata da região de Lisboa

Por Fugas

O Pãozinho das Marias venceu o concurso “O melhor pastel de nata”, organizado pelo festival Peixe em Lisboa. O pódio completa-se com Patyanne e Mercado de Peixe.

Vem de uma padaria o melhor pastel de nata da região de Lisboa. O Pãozinho das Marias, localizada na Ericeira, venceu o concurso promovido anualmente pelo festival Peixe em Lisboa, obtendo a melhor classificação entre as 12 finalistas.

A pastelaria Patyanne, de Castanheira do Ribatejo, repetiu o segundo lugar do pódio, enquanto o restaurante Mercado do Peixe, em Lisboa, estreou-se na competição com um honroso terceiro lugar.

A prova final do concurso "O Melhor Pastel de Nata" decorreu esta quarta-feira e os resultados foram divulgados pouco depois, numa cerimónia no Pavilhão Carlos Lopes, onde decorre desde 30 de Março o festival gastronómico dedicado ao peixe e ao marisco.

Entre as pastelarias concorrentes estavam a Fim de Século (Benfica; vencedora em 2016), a pastelaria Batalha (Venda do Pinheiro; terceira classificada no ano passado), a Bonjour (Cascais), a Bijou do Calhariz (Lisboa), a Pastelaria Aloma (Lisboa), a Fábrica da Nata (Lisboa), a Polo Norte (Mafra), a Casinha do Pão (Lisboa) e a Santa Coina (Coina).

O júri da competição é composto por Virgílio Nogueiro Gomes (gastrónomo), Domingos Soares Franco (enólogo), Cristina Briz (jornalista), Isabel Zibaia Rafael (blogger) e Carlos Braz Lopes (criador do Melhor Bolo de Chocolate do Mundo).

Este ano, apresentaram-se a concurso 26 estabelecimentos com fabrico próprio, localizados entre Setúbal e Mafra, entre os quais o júri seleccionou nove finalistas. As três primeiras classificadas no ano passado entram automaticamente para o lote final.

Os últimos cinco anos deram a vitória às pastelarias Fim de Século (2016), Aloma (2015, 2013 e 2012) e Alcôa (2014).

--%>