Fugas - restaurantes e bares

  • Amorino
    Amorino Enric Vives-Rubio
  • Santini
    Santini Adriano Miranda
  • Santini
    Santini Adriano Miranda
  • La Copa
    La Copa Miguel Nogueira
  • La Copa
    La Copa Miguel Nogueira
  • Neveiros
    Neveiros Nuno Alexandre Mendes
  • Neveiros
    Neveiros Nuno Alexandre Mendes
  • Sincelo
    Sincelo Nuno Alexandre Mendes
  • Sincelo
    Sincelo Nuno Alexandre Mendes
  • Bianco Vincent
    Bianco Vincent DR
  • Farggi
    Farggi DR
  • Mo-Mo
    Mo-Mo DR
  • Mo-Mo
    Mo-Mo DR
  • Gelataria Porto
    Gelataria Porto DR
  • Cremosi
    Cremosi DR

Continuação: página 3 de 4

À espera do Verão: dez gelatarias do Porto que vale a pena provar

Ninguém se importa de esperar nas filas para saborear os gelados da Santini. Os preços? Uma bola com dois sabores custa 2,90 euros e um gelado com quatro sabores 5,50 euros.

Neveiros

Veio de Cascais e situa-se na Rua da Alegria há 67 anos. Gelados artesanais, com frutas orgânicas, geralmente compradas numa frutaria de Mirandela, e sabores inovadores. A mais antiga gelataria no Porto fabrica os próprios gelados e tem também, para além da tradicional loja, um posto de venda no Mercado do Bom Sucesso.

Na Neveiros pode refrescar-se com os tradicionais gelados de morango, manga ou baunilha. Ou, então, arriscar e experimentar a Maria Framboesa ou a Ana Limão, gelados em camadas, como um género de cheesecake, que até têm nome próprio, “para homenagear as mulheres”.

“Queremos inovar, todos os dias se fazem aqui gelados e todos os anos tentamos introduzir um novo sabor”, explicou à Fugas Maria Adelina Guedes, proprietária da Neveiros. Os preços? “Muito baratinhos”. 1,70 euros por uma bola de gelado, 2,70 euros por duas e 3,70 euros por três.

Farggi

“A Farggi pertence a uma cadeia catalã, com origem em Barcelona”, mas “já está em Portugal há 20 anos”, começa por explicar Gustavo Amaral, gerente da Farggi situada na Rua de Melo, no Porto.

A Farggi, para além das novidades de Verão, está também a preparar uma nova carta. Apesar de não terem, nas lojas espalhadas por alguns países, “muita variadade de sabores", os seus "alicerces assentam na qualidade”. “O que difere a Farggi de outras marcas é o tipo de gelado, o nosso gelado não tem ar e esse é um gelado tradicional”, esclarece Gustavo Amaral. E esse gelado chega da casa-mãe e fábrica, em Barcelona

Lima Limão é o sabor mais famoso da Farggi, “talvez por ser o mais fresquinho”. Os clientes chegam, até porque na Farggi fazem questão que se prove e se comprove a qualidade dos produtos, e ficam. “É impossível, depois de provar, não sentar ou levar” e, se experimentam mais do que um sabor, “ficam confusos e não sabem qual escolher”. “Estamos muito à vontade com o produto que estamos a vender”, acrecenta o gerente.

Os preços? Em média, 12 euros por duas pessoas.

 

Cremosi

São seis as lojas espalhadas pelo Porto, mas foi na Cremosi, na Praça D. Filipa de Lencastre, que a Fugas falou com José Pepiz, o responsável pela cadeia. Os sabores são muitos e vão “mudando durante todo o ano”.

Os produtos, artesanais e naturais, são feitos numa fábrica e depois distribuídos pelas lojas, “mas sempre fresquinhos e de qualidade”. “O chocolate é o sabor mais procurado, sem dúvida”, ainda que a lista de sabores seja “bastante variada”.

Novidades para o Verão? “Ainda estão a ser pensadas”. José Pepiz revela que “os clientes quando provam, voltam” e manifesta a ambição de abrir mais espaços, “como em Lisboa, por exemplo”. Os preços rondam “o normal das gelatarias”, entre 1,90 por uma bola de gelado e 2,90 euros por duas.

Sincelo

A Gelataria Sincelo foi fundada em Setembro de 1980 e “desde então é sinónimo de exigência, requinte e qualidade, com uma vasta gama de sabores de verdadeiro gelado artesanal”. Situada na Rua de Ceuta, a Sincelo é muito mais que uma gelataria, é uma marca de “inovação e diversificação”.

--%>