- 109
- /
- 197
-
Tia Orlanda Sabores Moçambicanos
Abriu no último Verão mas o sucesso foi imediato. A tia Orlanda está em Portugal há já quase três décadas mas nunca deixou de praticar a cozinha da sua infância moçambicana na região central da Zambézia. Foi a partir das saudades atiçadas pelos petiscos que preparava na Associação Portugal Moçambique que surgiu o desafio para abrir um espaço próprio. Além das comidas típicas como chamuças, caril de caranguejo ou feijão com coco, também os atoalhados e a decoração são tipicamente moçambicanas. Tal como a indumentária da tia Orlanda. Para avivar as memórias de África, ao fim-de-semana há música ao vivo e o ambiente é de festa africana. A procura é muita, pelo que é conveniente reserva antecipada.
-
Vistas
É quase um segredo escondido no Barrocal algarvio. O restaurante Vistas, inserido no luxuoso complexo hoteleiro e residencial Monte Rei (www.monte-rei.com), que inclui ainda um campo de Golf desenhado por Jack Nicklaus, tem como cozinheiro o chef Jaime Pérez, um catalão que, além de ter integrado as equipas de Ferran Adrià no famoso El Bulli, trabalhou ainda com outros dos nomes maiores da moderna e mediática cozinha espanhola, como Juan Mari Arzak, Pedro Subijana e Sérgi Arola.
-
Esse Baixa
Um bar com conceito de clube, onde o aperitivo é arte e mote e a Itália um estado de espírito. É verdadeiramente um negócio de família, O detalhe: no Esse Baixa, o petisco faz parte da festa, havendo a possibilidade de acrescentar um euro ao preço da bebida para petiscar em regime bufete.
-
RCA Club
Esta não é a história de dois amigos que sempre sonharam abrir um bar ao seu gosto. Esta é a história de uma banda que se expandiu para uma sala de espectáculos à medida de um estilo de música. A banda chama-se RCA, sigla para Real Companhia dos Animais, nome que já incorporava a ideia de expansão que agora se concretiza no novo espaço nocturno lisboeta.
-
A francesinha volta a ser um festival em Lisboa
Casas do Norte levam uma "embaixada" da francesinha à FIL do Parque das Nações de 2 a 6 de Abril. Pelas redondezas há ainda outro festival dedicado à especialidade: o hotel Tryp Lisboa Oriente promove o evento "10 dias, 10 francesinhas, 10 euros".
-
O Brasil tem queijo artesanal, tem
Fernando Oliveira apaixonou-se por queijo e decidiu dedicar-se inteiramente a ele. A sua loja, A Queijaria, em São Paulo, é o sítio certo para, entre provas, workshops e conversas com produtores, descobrir o maravilhoso (e ainda muito desconhecido) mundo dos queijos artesanais brasileiros.
-
Qual será o melhor pastel de nata?
Há 12 pastelarias em competição na final do concurso organizado pelo festival Peixe em Lisboa. A 9 de Abril se saberá qual é "o melhor pastel de nata"
-
Morgadinho
No remanso de uma planície algarvia, um restaurante de hotel que não vira costas à envolvência, conjugando o melhor dos produtos regionais. No Morgadinho há um menu fidalgo de herança local feito com competência que merece ovação.
-
Cozinha da Terra
O forno a lenha, a lareira e os produtos naturais e genuínos são ingredientes principais para uma cozinha sem segredos. A um restaurante singular, Teresa Ruão junta agora uma Oficina de Sabores para partilhar as técnicas e receitas da cozinha tradicional de Entre Douro e Minho.
-
Hidden Xiringuito
É "antilounge", é "anticool", é um recanto "camuflado". Criado à beira do hotel Vila Joya, na Galé, Albufeira, o Xiringuito apresenta-se como uma instalação artística e gastronómica e quer levar os seus visitantes a outro paraíso. Praia e Natureza abraçam este esconderijo criado ao detalhe que é muito mais que comes e bebes.
- 109
- /
- 197