Fugas - restaurantes e bares

Este esconderijo quer abrir-nos os olhos ao que se esconde atrás do óbvio

Por Maria João Lopes ,

É "antilounge", é "anticool", é um recanto "camuflado". Criado à beira do hotel Vila Joya, na Galé, Albufeira, o Xiringuito apresenta-se como uma instalação artística e gastronómica e quer levar os seus visitantes a outro paraíso. Praia e Natureza abraçam este esconderijo criado ao detalhe que é muito mais que comes e bebes.
O Xiringuito, à Galé, Albufeira, é uma incógnita todos os verões. Nunca se sabe bem como estará decorado, sequer se vai abrir. Depois de dois anos fechado, o bar de praia voltou às falésias e está totalmente renovado. Deixou para trás o encantamento dos brancos e das velas, o estilo lounge e os almofadões e assumiu-se como um sítio não óbvio, camuflado, escondido e à espera de ser descoberto.
 
O bar existe há nove anos, com três de interregno. Em verões mais antigos, cobria-se de almofadas e velas, mas agora, quando inúmeros bares de praia adoptaram o mesmo estilo lounge, informal e cool, o Xiringuito, que gosta de espanto e transformação, tinha de se pôr diferente. Este ano chama-se Xiringuito Escondido (Hidden Xiringuito) e está decorado com objectos quotidianos camuflados.
 
Para além de sofás, cadeiras e mesas, há, entre outros, um carro, tábuas de passar a ferro, uma banheira, molduras para enquadrar o cenário de diversas formas. E há a Floresta dos Pensamentos Escondidos: pequenas tábuas de madeira nas quais as pessoas desenham ou escrevem mensagens que são depois penduradas nas árvores: "Foi inspirado nos templos japoneses onde as pessoas põem os desejos nas árvores", diz a responsável pelo espaço, Joy Jung.
 
Quando se chega, a primeira impressão é de estranheza: o camuflado remete-nos para uma temática militar, algo bélico, mas depois achamos que num sítio tão sossegado essa leitura não bate certo. Este é o primeiro desconforto que se quer provocar nos visitantes: incitar a ler o espaço de outra forma, a olhar duas ou mais vezes, a descobrir novos significados no que nos rodeia.
 
"Temos de dar à mente um pouco de tempo para ver além do óbvio. O camuflado não precisa de ser a guerra, aqui é para estar de acordo com a natureza", diz Joy Jung. Ao colocar objectos quotidianos no meio da natureza, a percepção que temos deles muda e a ideia é precisamente essa: explorar a relação entre o ser humano, a natureza e os objectos do dia-a-dia.
 
O Xiringuito não é, assim, só um bar, onde se bebe e come (embora também recomendemos esta parte), mas uma instalação gastro-artística, concebida pela empresa portuguesa Ivity brand corp de Carlos Coelho e por Joy Jung, do Vila Joya. Jung, alemã, 36 anos, vive e trabalha no Vila Joya, hotel conhecido pela exclusividade e requinte e também pelo restaurante do chef Dieter Koschina com duas estrelas no Guia Michelin.
 
A casa onde hoje fica o Vila Joya (situada ao lado do Xiringuito) foi comprada pelo pai de Joy Jung, na altura apenas para uso familiar. Mas a mãe achou o espaço demasiado grande e, aproveitando a formação em decorações de interiores, resolveu criar o hotel. A filha gostava de ter seguido artes, mas depois da morte da mãe optou por hotelaria para dar continuidade ao projecto.
 
Nos últimos dois anos, porém, Joy Jung andou pela Índia, país que a fascina, pelo Japão... "Precisava de descansar a cabeça e com 34 anos ainda podes ter esta liberdade", diz. No regresso dessas andanças, deitou mãos à obra e reabriu o Xiringuito, "o bebé dos seus olhos": "Este ano, a frase com a qual tudo começou foi "ver o que está escondido atrás do óbvio". Não queria fazer uma coisa como tinha feito antes. Queria algo novo. Não queria mais velas na praia, queria leds [pequenas luzes que são espalhadas pela praia nas festas de lua cheia]", explica. Com a ajuda da Ivity, criou um espaço que está um passo à frente da moda e que é um statement: "Antilounge e anticool", diz.
 
O menu foi especialmente criado pelo chef Stefan Langmann - era subchef no Vila Joya, mas agora está dedicado apenas ao Xiringuito - e inclui petiscos leves, mas criativos, confeccionados à base de sashimi, pargo, salmão, entre outros peixes. Também há carne, pregos, pratos com salsicha alemã, queijos, pimentos padrón, comida vegetariana, doces, tudo servido com o toque da escola do Vila Joya.
 
Apesar, porém, de todas as transformações, há elementos que se mantêm, são aqueles que fazem do cenário natural: "Este lugar tem uma energia própria", reconhece Joy Jung. Ainda que este ano se chame mesmo Xiringuito Escondido, o sítio sempre foi um esconderijo. O acesso continua a ser feito pelas arribas, num caminho que por si só já alimenta a ideia da descoberta de um refúgio.
 
Beber um mojito, com o barulho das ondas e o som das cigarras, continua a ser um bom programa. Com sorte, ainda é convidado a ver o pôr do sol: "Ao fim da tarde, o Xiringuito fecha 10 a 15 minutos. Desafiamos os clientes a ver o pôr do sol numa rocha. Alguns vão, outros não, mas não há serviço de bar", explica Joy Jung, que gosta da ideia de ciclos, um dia que acaba, outro que começa.
 
Por isso também há as festas da lua nova e as da lua cheia - naquela em que estivemos, havia pequenas luzes azuis nas arribas, no areal e no mar, parecia que o céu tinha trocado de lugar com a praia. A última celebração deste ano será a 20 de Outubro. No dia seguinte, a instalação camuflada é removida e, depois, só lá para Maio de 2014 é que haverá outra vez novo Xiringuito, o velho esconderijo da Galé. Como estará nessa altura, é um mistério.
____
Informações
Hidden Xiringuito - Camouflage Gastro-artistic beach installation
Atrás do hotel Vila Joya, na Galé, Albufeira, Algarve (acesso pelas arribas)
Reservas: 919888816 | Facebook
Aberto de Maio a Outubro das 11h à 1h (nas festas fica aberto até mais tarde)
Preços: um mojito, por exemplo, custa 7 euros, uma cerveja 2,5; quanto à comida, um prato de sashimi pode custar 13 euros, uma sobremesa 4.
Festas: 5 de Setembro (lua nova); 19 de Setembro (lua cheia); 4 de Outubro (lua nova); 20 de Outubro (lua cheia)
Nome
Hidden Xiringuito
Local
Albufeira, Albufeira, Atrás do hotel Vila Joya, na Galé (acesso pelas arribas)
Telefone
919888816
Horarios
Todos os dias das 11:00 às 01:00
Website
http://www.facebook.com/HiddenXiringuito
--%>