O Festival da Francesinha de Lisboa está de votla após uma primeira edição, em Dezembro, que, segundo a organização, a empresa Passo de Fusão, recebeu mais de 300 mil visitantes em oito dias. Para nova dose, esperam servir cerca de sete mil francesinhas por dia.
São as "verdadeiras e tradicionais francesinhas", prometem. Sejam "com molho, sem molho, com bife, sem bife, com lombo, sem lombo ou de porco no espeto". Casas da Invicta, cada uma com seus fãs, encarregam-se de mostrar e dar a provar as suas melhores obras: as francesinhas à sua moda. Do Porto, vêm a Cufra, Lado B, Capa Negra, D' Oporto, Alfândega Douro; de Matosinhos a Majára; ainda para provar há a Francesinha de Leitão.
Para quem lhe é alheio ou ainda não se lhe rendeu, a venerada francesinha resume-se como uma quase "torre" constituída por "linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de vaca ou, em alternativa, lombo de porco assado e fatiado, coberta com queijo (posteriormente derretido)". Habitualmente, é "guarnecida com um molho à base de tomate, cerveja e piripiri. Já os "ovos estrelados (no topo da sanduíche) e as batatas fritas são facultativos".
O festival decorre de 2 a 6 Abril, das 12h às 24h, com entrada gratuita, entre o Pavilhão 1 e 2 da FIL. O menu básico é composto por francesinha + bebida e custa 12 euros - podem ser comprados vales online (com um café de oferta), uma boa forma de contornar na medida do possível as longas filas que se formaram na primeira edição do evento (chegando a rainha francesinha a esgotar).
Além da atracção gastronómica, há mais motivos para novas enchentes: na FIL, este fim-de-semana, decorre também a feira de viagens Mundo Abreu e o MotorClássico - Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos.
"10 dias, 10 francesinhas, 10 euros"
Em paralelo com o festival da FIL, até se encontra pelo Parque das Nações mais um grande destaque à francesinha. O Hotel Tryp Lisboa Oriente fez uma parceria com a cervejaria Portobeer e propõe até 11 de Abril "francesinhas para todos os gostos", ao almoço ou jantar, por 10 euros. É a repetição de uma iniciativa que no ano passado, segundo o hotel, levou cerca de 1500 pessoas a saborearem o prato.